Casos de diabetes devem subir 46% até 2045, aponta Federação Internacional de Diabetes

Casos de diabetes podem crescer até 2045
Foto: Divulgação
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]


Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês) mostram que o número de casos de diabetes deve crescer 46% até 2045, chegando a acometer 738 milhões de adultos entre 20 e 79 anos em todo o mundo. Se não for tratada, a doença pode se agravar e acarretar outros problemas de saúde graves.

Fatores genéticos influenciam no desenvolvimento da diabetes, mas o estilo de vida saudável, com prática de atividade física, alimentação balanceada e controle de peso são a principal prevenção. Como muitas vezes não há sintomas, é fundamental também monitorar a glicemia para ter o diagnóstico precoce e sucesso no tratamento.

Heraldo Marchezini, CEO da Biomm, comenta: “O uso da insulina biossimilar é bastante eficaz para a redução do agravamento da diabetes e do surgimento de outras enfermidades correlacionadas, como insuficiência renal, doenças cardiovasculares, perda de visão e amputações. Desta forma, contribui para que os recursos financeiros que seriam destinados para o tratamento de complicações crônicas da doença possam ser alocados para implementação de novas tecnologias”.

A diabetes é uma síndrome metabólica causada pela dificuldade na ação da insulina, hormônio responsável pelo aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo. No tipo 1, é uma doença autoimune na qual ocorre produção de anticorpos contra o pâncreas, que gradativamente destroem a produção de insulina.

Já o tipo 2 ocorre quando há dificuldade de ação da insulina. “Nesse caso, para manter um nível adequado de glicose no sangue, o pâncreas produz cada vez mais insulina até um momento em que ele reduz a produção, provocando o aumento da glicemia”, explica Bruna Farolla, endocrinologista membro da Doctoralia.

Veja também: Três em cada dez mulheres que usam contraceptivos orais têm comorbidade, aponta estudo da Organon

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo