Casos de gripe cresceram 168,9% no Brasil em 2022

Sanofi evidencia importância da vacinação contra gripe frente ao aumento dos casos
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A campanha de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde ainda está acontecendo. Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem e devem se imunizar – isso porque a meta de vacinar 90% do grupo prioritário (crianças, idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas e professores) não foi atingida, estando em 58,9%.

Dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) mostram um crescimento de 168,9% no número total de casos de gripe comprovados entre os meses de janeiro e julho de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 7.174 casos, contra 2.668 de 2021.

“Esses números são preocupantes. Após o relaxamento das medidas de proteção, observamos, no início de 2022, fora do período habitual, um retorno da circulação de Influenza no Brasil, confirmando sua imprevisibilidade. […] A vacinação é, comprovadamente, a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações”, comenta Shela Homsani, diretora médica de Vacinas da Sanofi.

A vacinação contra a Influenza deve ser anual, visto que sempre ocorrem atualizações das cepas conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade estima que, todos os anos, entre 5% e 10% da população mundial seja infectada pelo vírus. O número equivale a um bilhão de casos, dos quais entre 3 e 5 milhões são graves, e entre 290 mil e 650 mil evoluem para óbito.

Veja também: Farmacêuticos traçam perfil epidemiológico da dengue no Nordeste

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo