Casos de Influenza A aumentaram nas últimas semanas

Casos de Influenza A sobem no Brasil
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Os casos de Influenza A, causador da gripe, identificados em São Paulo cresceram nas últimas semanas. O último boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou aumento principalmente entre crianças e adolescentes.

A situação acendeu um alerta, já que a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Tem alta transmissibilidade e pode comprometer a saúde de toda a população, incluindo os grupos de risco.

Para Daniel Rocha, diretor de Point of Care da Vyttra Diagnósticos, mesmo tendo acesso aos dados epidemiológicos não há como ter certeza do número de casos reais: “Como muitos não procuram cuidados médicos para sintomas gripais, e mesmo quando fazem, na maioria das situações não é solicitado o teste de Influenza, é muito difícil saber a verdadeira quantidade de casos de gripe em qualquer época do ano”.

Os testes são recomendados quando a pessoa apresentar febres e calafrios, tosse, dor de garganta, nariz escorrendo, dores musculares ou corporais, dor de cabeça, fadiga ou cansaço e vômitos e diarreia.

Existem alguns tipos de testes, como o rápido, que detecta a parte do vírus que estimula uma resposta imune; o ensaio molecular, que detecta o material genético real do vírus; e o simultâneo com Covid-19.

Veja também: Casos recentes de pólio alertam para necessidade de vacinação no Brasil

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo