Casos recentes de pólio alertam para necessidade de vacinação no Brasil

Aumento de casos de pólio gera alerta para vacinação
Foto: Reprodução da Internet
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Em julho deste ano, o Departamento de Saúde de Nova Iorque, nos Estados Unidos, confirmou um caso de poliomielite, o primeiro em quase dez anos. Em Londres, no Reio Unido, a Agência de Segurança da Saúde disse ter encontrado, entre os meses de fevereiro e julho, 116 vírus da doença em 19 amostras coletadas do esgoto da capital.

Desde o começo do ano, registros do vírus estão sendo comunicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em países da África, Israel e Ucrânia. No Brasil, Secretarias de Saúde de diversas cidades estão realizando campanhas para incentivar a vacinação contra poliomielite e outras doenças.

O objetivo é imunizar contra a pólio crianças de 1 a menos de 5 anos de idade, e também estimular a multivacinação em pessoas de 1 até menores de 15 anos. O esquema vacinal inclui o imunizante inativado e o reforço com a vacina atenuada, em gotas.

A adesão às campanhas de vacinação é a principal estratégia para controlar a doença, que é contagiosa e provocada pelo poliovírus. Quando a infecção atinge o sistema nervoso central, pode levar à paralisia das pernas e, em casos mais graves, causar a morte.

Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da poliomielite. Mas, desde 2015, a cobertura vacinal contra a doença tem registrado queda ano após ano. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Veja também: Colesterol: entenda a diferença entre os tipos e como cuidar

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo