CFF estreia campanha de conscientização no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

CFF faz campanha no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos
Foto: Divulgação
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]


Comemorado nesta quinta-feira (5), o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos foi criado para chamar atenção sobre os riscos da automedicação. Para fazer parte, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) lança uma campanha sobre os riscos da automedicação com produtos emagrecedores, principalmente os divulgados como “fórmulas milagrosas”.

A campanha acontecerá nas redes sociais e marca a entrada da entidade no TikTok. Walter Jorge João, presidente do CFF, explica que a presença nessa rede tem como objetivo atingir o público mais jovem.

Campanha

Serão oito vídeos curtos divulgados ao longo de maio, com personagens falando, de forma descontraída, que a automedicação é “um barato que sai caro” e outros ditos populares, convidando a população a participar da trend e criar uma mensagem de conscientização. Os melhores vídeos com a hashtag #cffnotiktok serão compartilhados no perfil.

Além disso, será realizada uma pesquisa em parceria com o Instituto de Pesquisas Datafolha, que levantará o comportamento do brasileiro quanto ao uso das substâncias, muitas vezes não autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os resultados serão divulgados no final do mês de maio.

De acordo com a Lei Federal nº 6.360/1976, a empresa fabricante de medicamentos ou produtos para a saúde deve possuir autorização de funcionamento na Anvisa e alvará sanitário emitido pela Vigilância Sanitária estadual e/ou local. Online, as vendas devem ocorrer apenas em sites de farmácias que possuem loja física e farmacêutico responsável técnico.

Conselhos Regionais

Serão realizadas ainda atividades em referência ao dia pelos Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs). Confira:

  • Distrito Federal (5/5): campanha “Descarte Legal de Medicamentos”, no estacionamento do Nilson Nelson, das 9h às 17h;
  • Espírito Santo (5 e 6/5): Descarte de medicamentos na Av. Anísio Fernandes Coelho, nº 104 – Jardim da Penha, das 8h às 16h;
  • Alagoas (5/5): orientação sobre risco da automedicação em idosos e crianças no Maceió Shopping, em frente ao Kinoplex, das 10h às 22h;
  • Goiás (5/5): orientações e coleta de medicamentos vencidos ou inutilizáveis, no Parque Vaca Brava, das 7h às 9h e das 18h às 20h;
  • São Paulo (4 e 5/5): II Fórum de Tecnologias na Área Farmacêutica, na Rua Dr. Bacelar, 1.212 – Vila Clementino – São Paulo/SP;
  • Maranhão (5/5): orientação farmacêutica e serviços no Shopping do Automóvel, Av. dos Holandeses, São Luís, das 9h às 17h, e no Calçadão (próximo ao Centro de Compras GV), das 8h às 16h;
  • Mato Grosso (7/5): descarte correto de medicamentos, no Jardim, em frente à Câmara Municipal (Av. Duque de Caxias, 206), das 9h às 13h.

Veja também: Automedicação é a epidemia silenciosa

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo