CFM publica resolução que restringe prescrições de Cannabis medicinal; Health Meds se posiciona

Health Meds se posiciona contra decisão do CFM acerca da Cannabis medicinal
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

O Brasil vem se consolidando como um dos protagonistas globais na pesquisa e na aplicação clínica dos fitocanabinoides na medicina. O fato se deve aos avanços regulatórios, promovidos a partir de demandas sociais e do desenvolvimento das evidências científicas sobre canabinoides como classe terapêutica.

A Anvisa destacou-se nesse processo regulatório dos produtos por meio da implementação de RDCs como a 327/2019, que estabeleceu normas de autorização sanitária para produtos de Cannabis com grau farmacêutico, e a 66/2020, que normatizou a importação direta aos pacientes, mediante prescrição médica e emissão de autorização excepcional de importação.

Mesmo assim, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou recentemente a Resolução nº 2324/2022, que atualiza as condições de prescrição do canabidiol (CBD) como terapêutica médica. Ficou então vedada a prescrição da Cannabis in natura para uso medicinal, bem como quaisquer outros derivados que não o canabidiol.

Leandro Neto, CEO da Health Meds, e Flávio Henrique de Rezende Costa, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da companhia, além de mestre e doutor em Neurologia pela UFRJ e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, destacam que todos os produtos da farmacêutica possuem grau farmacêutico e são produzidos a partir de canabidiol purificado e de canabinoides menores também purificados e isolados, com concentração descrita em rótulo, rastreabilidade e certificação completa de análise.

“Nos solidarizamos com os médicos, pesquisadores, professores, associações de pacientes, familiares e com todos os indivíduos que contribuem para a construção de um ecossistema saudável de prescrição médica de fitocanabinóides no Brasil. O momento é de união e de diálogo. Os focos são a manutenção do desenvolvimento científico, o acesso justo pelos pacientes e o profundo respeito pela autonomia profissional”, dizem em comunicado.

Veja também: Estudo da Zeeng indica que uso de Cannabis pelo setor farma ainda é tabu

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo