Chegada do outono aumenta casos de alergias respiratórias

Alergias respiratórias
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]


O outono chegou e, diante disso, os alérgicos ficam todos em alerta – é na estação mais seca do ano que as alergias respiratórias surgem com mais frequência. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as alergias respiratórias, como rinite alérgica e asma, acometem 30% da população brasileira.

A queda da umidade do ar é propícia para a transmissão de vírus e a proliferação de bactérias e fungos. As principais causas das alergias podem estar dentro de casa – ácaros da poeira doméstica e fungos são os vilões para desencadeá-las.

Manter a casa limpa e arejada; optar por aspirar o pó e passar um pano úmido, em vez de varrer; usar umidificador de ar; e evitar objetos que acumulem poeira são bons cuidados para evitar o surgimento de alergias. Além disso, higienizar cobertores, edredons e travesseiros também ajuda.

A farmacêutica da Drogarias Pacheco, Iwanna de Paula Furtado Gomes, destaca outras medidas que podem ajudar a amenizar os efeitos do clima seco: “No outono é comum as pessoas se queixarem de secura no nariz e na pele. Por isso, nessa época do ano, é importante realizar a lavagem nasal com soro fisiológico, no mínimo duas vezes por dia, para hidratar a mucosa. Ingerir bastante líquido e usar hidratantes para o corpo também auxiliam na hidratação da pele e na eliminação da sensação de aspereza”.

Iwanna enfatiza também a necessidade de procurar orientação médica em casos de crises alérgicas prolongadas para evitar doenças respiratórias mais graves, como a pneumonia: “A automedicação é perigosa e, por isso, a recomendação é buscar ajudar de um profissional da área da saúde para avaliar a situação e orientar sobre o melhor medicamento”.

Veja também: Tratamento contra HIV ganha tecnologia de produção nacional

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo