Envelhecer é um processo natural para todos. Mas, com o amadurecimento da pele, surgem muitas dúvidas sobre como realizar um skincare apropriado. Cicatricure, marca de cuidados com a pele da Genomma Lab, reuniu algumas das principais dúvidas para desmascarar quais crenças populares são mitos e quais são verdades.
1 – Quem tem pele oleosa não tem rugas: MITO
Embora seja uma crença conhecida, não tem embasamento científico. Ninguém está livre das rugas para sempre, já que são formadas em decorrência do efeito da gravidade na pele. O que acontece é que as peles oleosas têm uma camada mais espessa, que retarda os efeitos do tempo.
2 – Pele madura não tem acne: MITO
A pele acneica é mais comum durante a juventude, especialmente durante a puberdade, mas isso não significa que a pele madura está livre de problemas. A acne é causada também por alterações hormonais, que não são incomuns durante a fase adulta.
3 – Tabagismo pode prejudicar a saúde da pele: VERDADE
Vícios como o tabagismo podem ser nocivos à saúde da pele, pois prejudicam a produção de colágeno, proteína de suma importância para a firmeza e elasticidade da pele.
4 – Marcas na pele só aparecem em pessoas mais velhas: MITO
Independentemente da idade da pele, muitos fatores podem ocasionar marcas na pele, como a exposição à luz solar. Por isso, é importante usar protetor solar diariamente.
5 – Marcas na pele madura só podem ser tratadas durante o inverno: MITO
A crença vem da época em que os tratamentos no rosto eram realizados com substâncias ácidas, que queimavam a pele diante da exposição solar. Atualmente, os produtos são mais seguros e não causam queimaduras.
6 – Manter-se hidratado ajuda a deixar a pele saudável: VERDADE
A água é importante para todas as funções do corpo, e não é diferente com a pele: ajuda a regenerar as células.
7 – Existem produtos específicos para ajudar a cuidar da pele madura: VERDADE
Têm o objetivo de ajudar a rejuvenescer, nutrir e deixar a pele mais firme e uniforme.
Veja também: Zambon assume distribuição de Durolane no Brasil