Como os IFAs estão presentes em nosso cotidiano?

Como as IFAs estão presentes no dia a dia
Foto: Reprodução da Internet
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

O termo IFAs – Insumos Farmacêuticos Ativos – ficou mundialmente conhecido durante a pandemia de Covid-19, mas eles estão presentes em todos os medicamentos existentes. Quando o medicamento é desenvolvido, os componentes devem ser muito bem estudados para garantir qualidade, eficácia e segurança.

De acordo com Jacqueline Duarte e Carolina Mauad, colaboradoras do Departamento de Assuntos Regulatórios da Nortec Química (maior produtora de IFAs da América Latina), a formulação de um medicamento é dividida em dois grandes grupos de componentes: o princípio ativo (IFA), responsável pelo efeito farmacológico, e substâncias utilizadas para veicular a IFA, melhorando o perfil de estabilidade físico-químico, ou seja, os aspectos visuais (corantes) e a palatabilidade (flavorizantes em soluções).

“Podemos tomar como exemplo o anti-inflamatório oral diclofenaco potássico, um dos IFAs fabricados pela Nortec Química. Uma das formas para comercialização deste princípio ativo é por meio de drágeas. Nesse caso, o diclofenaco potássico é o IFA, mas ele precisa ser misturado a outros componentes (excipientes) para ganhar a forma de drágea que conhecemos”, explicam as especialistas.

Para assegurar a qualidade na produção de medicamentos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável pela autorização de funcionamento das empresas, pela verificação das Boas Práticas de Fabricação e elaboração de normas.

“Os insumos farmacêuticos ativos estão presentes diariamente em nosso cotidiano e são extremamente necessários para garantir o abastecimento de medicamentos e de vacinas, e para a independência da cadeia de suprimentos de qualquer País”, finalizam Jacqueline e Carolina.

Veja também: Nortec Química é líder nacional na fabricação de IFAs

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo