EnglishPortugueseSpanish

Consumo de medicamentos para transtornos mentais cresce entre os jovens

Foto: yanalya (freepik.com)
Foto: yanalya (freepik.com)

Um fenômeno preocupante vem tomando proporções cada vez maiores – os transtornos mentais, principalmente a depressão e a ansiedade, aumentaram na população jovem em todo o mundo, especialmente no Brasil.

O levantamento, feito pela empresa Funcional Health Tech, especializada em inteligência de dados de saúde, foi realizado entre os anos de 2017 e 2018 e envolvem uma amostragem de 318.639 e 397.192 pessoas, respectivamente.

Os dados mostram que a utilização de sedativos e o consumo de medicamentos para depressão e ansiedade aumentou 7,32%. Entre os jovens de 15 a 17 anos, a situação foi ainda mais alarmante, já que o número chegou a 21,31%.

Entretanto, segundo o médico psiquiatra e doutor em Ciências pela UNIFESP, Marcelo Niel, os dados ajudam a refletir sobre a situação atual, mas é preciso saber diferenciar o tipo de medicação prescrito. “Vemos um aumento importante de uso de ansiolíticos benzodiazepínicos na população em geral, e também entre jovens. Isso não necessariamente representa aumento dos índices de doença mental, mas talvez uma sociedade mais medicalizada, que tem maior dificuldade em suportar dificuldades e desafios”, explica o médico.

Além da preocupação dos profissionais de saúde mental em relação ao diagnóstico correto, informar a família e o acesso aos medicamentos de forma adequada também são passos importantes no tratamento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu