Dermatite atópica: cuidados diários podem ajudar no controle da doença

Dermatite atópica
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A dermatite atópica é uma doença crônica e recidivante que acomete a pele, principalmente nos pacientes pediátricos. É caracterizada pela pele seca, descamativa, com áreas de vermelhidão e coceira intensa. A origem da doença inclui fatores genéticos, imunológicos e alterações na função barreira da pele.

Alguns dos fatores que podem agravar a dermatite são o sol, banhos quentes, uso de sabonetes não apropriados, frio, tecidos de roupas que agravam a coceira e a vermelhidão. O pediatra Tadeu Fernandes, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), explica, a convite da farmacêutica TheraSkin, que essas agressões podem piorar os sintomas da dermatite: “A pele seca coça mais e esse ato irrita ainda mais a pele, criando assim um círculo vicioso que agrava o quadro da doença”.

Para manter e recuperar a barreira cutânea, é possível fazer uso de hidratantes, que minimizam a penetração de substâncias que levam à inflamação. Um artigo publicado em 2019 nos Anais Brasileiros de Dermatologia destaca que o uso dos hidrantes em crianças a partir dos três meses com tendência a dermatite atópica pode ajudar na prevenção da doença.

O produto precisa ter princípios ativos que penetrem nas camadas mais profundas, atuando como restaurador da barreira cutânea, mantendo o pH fisiológico da pele. “Os produtos devem ser adequados para peles secas e sensíveis. Os hidratantes com propriedades anti-inflamatórias são a melhor forma de recuperar a barreira cutânea e, assim, encontrar o equilíbrio da doença”, finaliza o médico.

Veja também: Vitaminas e imunidade: é importante manter hábitos saudáveis

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo