Diabetes tipo 1 vem aumentando em todo o mundo

Casos de diabetes tipo 1 crescem em todo o mundo
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A Fundação de Pesquisa em Diabetes Juvenil acaba de realizar um estudo com especialistas e parceiros de todo o mundo, incluindo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), para desenvolver o T1DIndex, uma plataforma que quantifica o número de casos de diabetes mellitus tipo 1 globalmente e especificamente em cada país.

“Esse estudo é muito importante para que os governos, as entidades médicas e os profissionais de saúde possam se preparar melhor para cuidar das pessoas que convivem com diabetes”, explica Levimar Araújo, presidente da SBD.

O estudo traz dados surpreendentes como a expectativa de vida para uma criança com diagnóstico de diabetes aos 10 anos ser de 13 anos em países de baixa renda. Em países de alta renda, a expectativa de vida é de 65 anos.

Além disso, mesmo apresentando sintomas da doença por 12 meses, muitas mortes por diabetes tipo 1 ainda ocorrem pela falta de diagnóstico.  O número médio de perda de anos de vida saudável por causa da doença é de 33,2 anos (quando diagnosticado aos 10 anos).

No Brasil, os dados também são preocupantes: aproximadamente 588 mil pessoas convivem com a doença. Neste ano, a previsão é de quase 235 mil mortes – a taxa de crescimento, comparada ao crescimento populacional desde 2000, é de 5% ao ano. Confira os dados completos.

Veja também: Casos recentes de pólio alertam para necessidade de vacinação no Brasil

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe
Publicidade

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Veja também

Novo tratamento para câncer de bexiga reduz em 60% o risco de recorrência tumoral

Dados apresentados na ASCO 2026 mostram benefícios do uso de enfortumabe vedotina em combinação com pembrolizumabe no cenário perioperatório do câncer de bexiga músculo-invasivo.

Diagnóstico molecular amplia a atuação do farmacêutico no cuidado à fertilidade feminina

Tecnologia permite avaliar o equilíbrio da microbiota vaginal, oferecendo informações que auxiliam na orientação da saúde da mulher.

Farmácias ganham protagonismo no alerta sobre meningite durante período de clima seco e frio

Cenário também amplia a relevância dos testes moleculares, capazes de identificar múltiplos agentes infecciosos em poucas horas.

Chegada do inverno aumenta busca por vacinas

Especialistas alertam para a importância da imunização antes do pico de circulação viral; vacina contra a influenza lidera a procura no período mais frio do ano.

Papel do Benefício Farmácia na promoção da saúde feminina

Benefício facilita o caminho entre o medicamento e o tratamento, além de reforçar o olhar para os cuidados com esse público.

Vacinação contra a gripe ganha reforço nas farmácias

Com a chegada do outono e o aumento das doenças respiratórias, Farmácias Nissei ampliam o acesso à imunização e facilitam a prevenção.
Não existem mais matérias para exibir.
Publicidade
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.