Doença de Parkinson: sintomas podem ser lentos e silenciosos

Doença de Parkinson
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Em abril, duas datas são voltadas para alertar a respeito do Parkinson: o Dia Nacional do Parkinsoniano (4) e o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson (11). A condição degenerativa afeta os movimentos do corpo e, com o avanço ou diagnóstico tardio, pode atingir outros sistemas cerebrais.

O que é a doença de Parkinson

O distúrbio é caracterizado pela deterioração das células produtoras de dopamina, neurotransmissor que conduz os impulsos nervosos, situadas na região do cérebro chamada de substância negra. Geralmente ocorre em pessoas a partir dos 50 anos. No Brasil, estima-se que mais de 200 mil pessoas sofrem com a doença.

O neurologista e assessor médico do Grupo FQM, Willians Lorenzatto, revela que, com o aumento da expectativa de vida da população, a quantidade de diagnosticados pode ser maior: “O número de pacientes com doença de Parkinson subirá exponencialmente, podendo chegar a 600 mil em 2030”.

Atraso no diagnóstico

As alterações que a doença provoca no sistema nervoso prejudicam a realização de diversas funções cerebrais e leva ao aparecimento de sintomas que podem chegar de forma sutil. Alguns exemplos são insônia, constipação, lentidão nos movimentos, perda auditiva, perda de olfato e paladar e ansiedade. O quadro evolui gradativamente com rigidez muscular, tremores e instabilidade postural.

“Muitos pacientes demoram a procurar um profissional de saúde para avaliação dos sintomas. Em contrapartida, pode haver demora no diagnóstico final e, consequentemente, no tratamento específico, o que aumenta a incapacidade funcional provocada pela doença”, revela.

Tratamento

Ainda que não haja cura para a doença de Parkinson, uma avaliação médica correta possibilita o controle dos sintomas por meio de medicamentos e reabilitações alternativas, como fisioterapias, fonoaudiologia e acompanhamento nutricional.

Aliado às técnicas e aos tratamentos, o acesso às informações corretas ajuda na promoção de maior qualidade de vida. O projeto Movimento Parkinson traz conteúdos informativos para pacientes, familiares, cuidadores e pessoas em contato com a doença.

Veja também: Grupo DPSP facilita acesso de pacientes com câncer e doenças raras a medicamentos especiais

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo