Empagliflozina é o primeiro e único medicamento aprovado para tratar dois tipos de insuficiência cardíaca

Anvisa aprova tratamento para dois tipos de insuficiência cardíaca
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A insuficiência cardíaca (IC), comum em pessoas com mais de 65 anos, é uma condição progressiva, debilitante e potencialmente fatal. Ocorre quando o coração tem dificuldade de fornecer sangue oxigenado para as demandas do corpo, podendo levar ao aumento do volume sanguíneo e acúmulo de líquidos nos pulmões e tecidos periféricos.

Com a recente aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a empagliflozina se torna a primeira e única terapia aprovada para tratar pacientes com qualquer um dos tipos de insuficiência cardíaca, seja com fração de ejeção preservada ou reduzida.

Thais Melo, diretora médica da Boehringer Ingelheim – fabricante do medicamento em parceria com a Eli Lilly –, explica que os resultados do estudo EMPEROR-Preserved mostraram uma redução de 21% no risco relativo de morte cardiovascular ou hospitalização por insuficiência cardíaca em adultos. Um estudo anterior já havia comprovado benefício semelhante para pessoas om fração de ejeção reduzida.

“Esses dados estabelecem a empagliflozina como o primeiro tratamento aprovado capaz de melhorar significativamente a saúde de pacientes com ambos os tipos de insuficiência cardíaca”, afirma.

Veja também: Anvisa aprova medicamento para dermatite atópica moderada e grave

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo