A EMS apoia, pelo segundo ano consecutivo, o projeto Barco da Saúde, criado por alunos e professores da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, em São Paulo.
Projeto Barco da Saúde
Entre os dias 27 de julho e 5 de agosto, uma equipe de aproximadamente 50 pessoas, entre médicos, dentistas, enfermeiros, protéticos e alunos da instituição oferece atendimento médico e odontológico, além de levar 2,3 mil caixas de medicamentos doados pela EMS para as populações ribeirinhas de Aveiro e Belterra, no Pará. Entre os medicamentos, é possível encontrar corticoides, antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e antifúngicos.
Os atendimentos são feitos por meio do barco-hospital Abaré, que conta com quatro consultórios médicos, um odontológico e salas individuais para procedimentos como coleta de exames, curativos, observação e suporte básico.
Além disso, ocorre também palestras e ações coletivas de educação sobre saúde bucal, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e abuso de drogas.
Resultados de 2018
No ano passado, aproximadamente 2,5 mil pessoas que vivem às margens dos rios Tapajós, Arapiuns e Amazonas foram assistidas pelo Barco da Saúde. O objetivo para 2019 é superar esse número.
Veja também: EMS lança campanha para projetos inovadores de médicos e pesquisadores