Especialista da Drogarias Pacheco revela o que fazer em caso de alergia a medicamentos

Drogarias Pacheco explica o que fazer em caso de alergia a medicamentos
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Os medicamentos são utilizados no tratamento de doenças e na promoção de bem-estar e saúde, desde que utilizados de maneira correta e na dosagem indicada por um profissional. Ainda assim, algumas pessoas podem apresentar rejeição a determinadas substâncias presentes em alguns deles, causando alergias.

A alergia medicamentosa pode se manifestar em qualquer idade, a partir do contato pela pele, via oral ou injetável. Alguns medicamentos possuem mais incidência de quadros alérgicos, como os antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios. As principais reações são vermelhidão na pele e inchaço nos olhos, orelhas, rosto e língua. Em casos mais graves, é possível sentir falta de ar, enjoo e perda de consciência.

Tais reações apenas reforçam o alerta de não ingerir medicamentos sem orientação de um profissional de saúde: “Os medicamentos são elementos essenciais para a saúde da população, mas é preciso utilizá-los com parcimônia, seguindo sempre a forma correta de utilização, a dosagem e o tempo de uso. A automedicação é um perigo, pois, além de alergias, pode agravar efeitos colaterais, mascarar sintomas mais sérios e dificultar o tratamento”, enfatiza Bruna Diniz Oliveira, farmacêutica da Drogarias Pacheco.

Ao notar um quadro de alergia, é fundamental buscar auxílio para investigar e tratar a reação. “Ao identificar a alergia, suspenda imediatamente o uso do medicamento. Anote o nome do fármaco e a dose utilizada e, em seguida, procure atendimento médico, principalmente se os sintomas forem mais graves”, finaliza a profissional.

Veja também: Posologia é essencial para a eficácia dos medicamentos

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo