Estudo com idosos hospitalizados por Covid-19 avalia fatores de risco para desenvolver insuficiência respiratória grave

Estudo do Eistein sobre insuficiência respiratória grave em idosos com Covid
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Pesquisadores do Einstein e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) realizaram um estudo com 201 idosos hospitalizados com Covid-19. O objetivo era avaliar a influência de doenças crônicas, comprometimento radiológico pulmonar e exames laboratoriais no risco de desenvolver insuficiência respiratória grave com necessidade de ventilação mecânica e até mesmo morte.

A pesquisa, que acaba de ser publicada pelo jornal científico inglês BMC Geriatrics, visava investigar os fatores relacionados a uma pior evolução clínica em pacientes com Covid-19. Os participantes foram acompanhados desde o momento da internação.

Alberto Frisoli Junior, médico geriatra do Einstein e professor da UNIFESP, dá mais detalhes: “Os resultados apontam que, dentre todos os fatores analisados, os níveis de vitamina D no sangue menores que 40ng/mL, anemia (hemoglobina menor que 12g/ML), proteína C-reativa maior que 80ng/ML e comprometimento pulmonar maior que 50% na tomografia computadorizada foram preditores importantes e independentes para insuficiência respiratória grave e ventilação mecânica”.

Já os fatores que levaram à morte foram a presença de fibrilação atrial, história de câncer e o aumento de uma das principais substâncias inflamatórias relacionadas à Covid-19 – interleucina 6. A anemia também foi preditora de morte, mas menos intensamente.

Dentre os participantes, 16,9% evoluíram para insuficiência respiratória com necessidade de ventilação mecânica. Já os pacientes com níveis maiores que 40ng/mL de vitamina D tiveram seis vezes menos chance de serem intubados.

Veja também: Casos de diabetes devem subir 46% até 2045, aponta Federação Internacional de Diabetes

 

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo