EnglishPortugueseSpanish

Governo de SP lança programa de consultas médicas a distância

O Programa Multisaúde já está sendo colocado em prática
Foto: Divulgação

Foi lançado, na última quarta-feira (3/07), o programa Multisaúde, que tem como objetivo agilizar o atendimento médico à população e reduzir o tempo de diagnóstico e início do tratamento por meio de teleconsultoria. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria, pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e pelo o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

O programa tem como objetivo permitir aos médicos das unidades básicas de saúde (UBSs) utilizar um aplicativo para coleta de imagens dos pacientes e depois enviá-las aos médicos especialistas do hospital de referência Albert Einstein.

Início do programa

O piloto do Multisaúde conta com atendimentos na área de dermatologia. Teve início com atividades na cidade de Catanduva, em São José do Rio Preto, no dia 25 de abril. Desde então, o projeto já está ativo nas cidades de Itajobi, Novo Horizonte, Pindorama, Pirangi e Tabapuã.

O ministro da Saúde explicou que a dermatologia foi a primeira área escolhida por conta da seriedade do problema. “A dermatologia foi escolhida por uma questão de gravidade e a urgência que existe para os casos de câncer de pele, que é uma causa de mortalidade importante no Brasil, por conta da incidência solar”.

Aplicativo do Multisaúde

O aplicativo criado exclusivamente para o programa permite que os profissionais das UBSs da região de Catanduva coletem imagens de alterações na pele de cada paciente e enviem o conteúdo para teledermatologistas do Hospital Albert Einstein.

A partir disso, os especialistas emitem laudos e sugestões terapêuticas a distância, fazendo com que os pacientes concluam o atendimento na própria unidade básica. Recebem ainda encaminhamento para avaliação presencial ou, se houver necessidade, para a realização de biópisa.

Capacitação dos profissionais

Os profissionais da Atenção Básica dos municípios estão sendo capacitados para usarem o aplicativo e contam com os teleconsultores para análise dos casos inseridos.

O programa será expandido ao longo do mês dentro do estado de São Paulo, chegando a outros 13 municípios nesta fase inicial. Algumas das cidades contempladas são: Ariranha, Catanduva, Catiguá, Elisiário, Embaúba, Fernando Prestes, Irapuã, Itajobi, Marapoama, Novais, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Pirangi, Sales, Santa Adélia, Tabapuã e Urupês.

Veja também: Anvisa conclui teste do sistema de rastreamento de medicamentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu