H3N2: conheça a nova gripe em circulação no Brasil

informações sobre H3N2
Foto: freepik

A gripe é ocasionada pelas infecções causadas pelo vírus Influenza, que apresenta os subtipos A, B e C. As letras “H” e “N” que classificam o vírus se referem às variantes de duas proteínas: hemaglutinina e neuroaminidase. Ainda que sofram mutação com menos intensidade, quando isso ocorre geram grandes surtos de gripe. O mais recente é do subtipo Influenza A, H3N2.

Marcelo Eicholzer, professor de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), explica que os sintomas da H3N2 são parecidos com os da gripe causada por outras cepas e a incubação pode ser de 12 horas a três dias.

“Geralmente o início do quadro é súbito com mal-estar, calafrios, tremores, dores de cabeça, dores no corpo, febre e perda de apetite. Evolui com coriza, dor de garganta e tosse seca. Em alguns casos, apresenta complicações como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com pneumonite viral com fôlego curto e rápido, baixa de oxigenação e pode causar infecções bacterianas secundárias, além de potencializar descompensações de doenças crônicas cardiopulmonares como asma, insuficiência cardíaca, doenças reumatológicas, renais, hepáticas etc.”, esclarece Eicholzer.

A vacina da gripe possui entre 60% e 80% de efetividade contra a variante. O imunizante é desenvolvido de acordo com as variantes circulantes em cada ano, e a H3N2 (cepa Darwin) não fazia parte da versão de 2021. Para 2022, ela será incluída.

Como a pandemia de Covid-19 ainda está ocorrendo e possui sintomas parecidos com os da gripe, a orientação é buscar atendimento médico para diagnóstico laboratorial. Além disso, recomenda-se o isolamento independentemente da infecção.

Veja também: MedLevensohn divulga FlowFlex, novo teste rápido contra Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia