[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
A hipertensão, aumento anormal e contínuo da pressão arterial, é um mal que acompanha a vida de quase um terço da população brasileira, e muitos sequer têm noção de que possuem a doença.
Obesidade, estresse, sono irregular, excesso de álcool e cigarro, sedentarismo, diabetes, apneia do sono, hereditariedade e o alto consumo de sal são os principais fatores de risco. Além de manter boa alimentação, bons hábitos de sono e de estilo de vida e realizar atividades físicas, adotar a rotina de consultar a pressão arterial para verificar se ela permanece no nível ideal é fundamental.
A farmácia e o farmacêutico são aliados neste momento – a pessoa pode descobrir, mesmo antes de visitar um cardiologista, se tem sinais da doença. Um dos serviços básicos utilizados no atendimento farmacêutico é justamente a medida da pressão arterial.
“A oferta de serviços pelas farmácias contribui para a resolução de gargalos no sistema de saúde e, por terem grande capilaridade, estão próximas dos clientes, possibilitando acesso mais rápido e frequente ao profissional capacitado a oferecer orientações adequadas sobre o uso de medicamentos contínuos e realizar o acompanhamento do paciente”, analisa Cassyano Correr, farmacêutico, fundador e CEO da Clinicarx.
O executivo também esclarece que existem duas características que podem ser melhoradas com a atuação das farmácias: controle das doenças crônicas e adesão ao tratamento. Segundo ele, as farmácias têm condições de realizar o acompanhamento com o farmacêutico para uso correto do tratamento e de avaliações e relatórios de acompanhamento que podem ser compartilhados com médicos.
Veja também: Tratamento contra HIV ganha tecnologia de produção nacional