Janssen lança dicionário anticapacitista para combater estigma da esquizofrenia

Janssen lança dicionário anticapacitista contra esquizofrenia
Dicionário anticapacitista (Foto: Reprodução site Janssen)
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Lunático, surtado, esquizofrênico, retardado são algumas das palavras que costumam ser usadas de forma pejorativa na sociedade, muito além da esfera psiquiátrica, mas que reforça o preconceito que existe em relação aos transtornos mentais, como a esquizofrenia.

Nesse contexto, a Janssen, em parceria com o Programa de Esquizofrenia (PROESQ) da Unifesp, a Associação Mãos de Mães de Pessoas com Esquizofrenia (AMME), a Associação de Crônicos do Dia a Dia (CDD) e a Associação Gaúcha de Familiares e Pacientes Esquizofrênicos (Agafape), realiza a campanha de conscientização “Ouçam Nossas Vozes”, que conta com o lançamento do dicionário anticapacitista sobre saúde mental.

O dicionário conta com a curadoria de palavras a partir da escuta das famílias, pacientes e médicos sobre termos e expressões que potencializam o preconceito. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância de combater esses estigmas erroneamente atribuídos às doenças mentais. O material pode ser acessado na íntegra no site da Janssen.

“A falta de conhecimento sobre a doença e o preconceito podem impactar diretamente na vida da pessoa que tem esquizofrenia e em sua família. O preconceito é um dos principais impeditivos para que o paciente busque tratamento. Muitas vezes o próprio paciente e sua família encaram a doença com preconceito, não aceitando e nem procurando ajuda médica. O que prejudica ainda mais o controle da doença, ampliando episódios de crises e internações”, reforça Rodrigo Bressan, psiquiatra e professor da Unifesp.

Veja também: Consumer Healthcare da Sanofi laça e-book para profissionais de saúde

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Empresa também será beneficiada com a garantia de integridade, rastreabilidade, gestão e segurança dos dados de produção dos medicamentos.
Comprometida com a saúde mental, a empresa realiza ações e oferece suporte psicológico por meio do projeto Teuto Cuida.
Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo