[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
Entre janeiro e março de 2022, a população maranhense recebe a carreta Novartis da Saúde, projeto itinerante que possibilita o acesso ao diagnóstico e tratamento gratuito contra a hanseníase, além de conscientizar a população sobre os primeiros sinais e sintomas da doença. Ao todo, a carreta possui cinco consultórios e um laboratório e rodará até o dia 31 de março.
A carreta fará o atendimento em 20 municípios, incluindo Açailândia, Arari, Bacabal, Codó, Imperatriz, São Pedro Água Branca e Zé Doca. O projeto está sendo desenvolvido em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
Anualmente, a hanseníase atinge cerca de 30 mil brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. O projeto existe há mais de 10 anos e já passou por cerca de 500 municípios, tendo atendido mais de 70 mil pessoas e sendo responsável por 25% de todos os diagnósticos realizados no País.
“Infelizmente, a hanseníase é uma doença negligenciada que deveria ter sido eliminada, mas ainda é uma realidade do Brasil. Por isso, como parte da estratégia de Responsabilidade Corporativa da Novartis, na frente de saúde pública, investimos anualmente R$ 1 milhão neste projeto, estabelecendo uma parceria de confiança com o Ministério da Saúde, com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para promover acesso a tratamentos à população, além de oferecer a medicação do tratamento que reflete na cura e está disponível gratuitamente em toda a rede pública do Brasil”, afirma Michele Ehlke, diretora de Saúde Global & Responsabilidade Corporativa da Novartis Brasil.
Veja também: MSD faz campanha de prevenção sobre câncer de colo de útero e HPV