Medicamentos genéricos e de referência: tem diferença?

Medicamentos genéricos e de referência
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Até 1999, eram comercializados no Brasil apenas medicamentos inovadores e similares, ou seja, desenvolvidos de forma pioneira por uma empresa e com direitos exclusivos de comercialização. Mas, com a aprovação da Lei nº 9.787 no mesmo ano, os genéricos passaram a ganhar espaço no mercado.

Mesmo depois de tantos anos, algumas pessoas ainda questionam se existe diferença entre esses dois produtos, especialmente em relação aos insumos farmacêuticos ativos (IFAs). Joseane Mendes, doutora em Química e pesquisadora da Nortec Química, explica que o medicamento genérico contém o mesmo princípio ativo, na mesma dose, forma farmacêutica, posologia e indicação terapêutica do medicamento referência.

Segundo ela, os IFAs utilizados nos dois tipos de produtos são idênticos, por isso não existe diferença quanto à performance. “As diferenças entre eles estão na embalagem, já que o genérico deve ter a letra G em maiúsculo sinalizada em tarja amarela e, também, o preço, e deve ser, no mínimo, 35% mais barato que o medicamento de referência”.

Nos últimos 23 anos, notou-se, por meio da política de medicamentos genéricos, um crescimento da indústria farmacêutica no Brasil. Isso levou a um aumento de registros de genéricos com diversas fórmulas farmacêuticas. De acordo com a PróGenéricos, esse tipo de produto já proporcionou, desde sua aprovação, uma economia de mais de R$ 208 bilhões para o consumidor final.

Veja também: 29/10: conscientização acerca da psoríase

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Com o mote "Expert desde o primeiro de muitos sorrisos", a ação destaca a expertise da marca no tema.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo