Ministério da Saúde regulamenta atendimentos de saúde à distância

Queiroga apresenta Telessaúde
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga durante apresentação do programa Telessaúde Brasil (Foto: Ministério da Saúde)
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

 

Ontem (2), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou a Portaria que regulamenta o programa Telessaúde Brasil. O projeto é destinado a atendimentos especializados médicos à distância em municípios localizados em áreas remotas, rurais e indígenas.

Programa Telessaúde Brasil

Conforme publicação na Agência Brasil, o objetivo do governo é facilitar o acesso a atendimentos pré-clínicos, suporte assistencial, consultas, monitoramento, diagnósticos e acompanhamento médico durante o tratamento ou após procedimentos cirúrgicos.

A portaria, que deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União, estabelece “critérios, normas e parâmetros para os atendimentos por meio de tecnologia da informação”, seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Durante a cerimônia de assinatura da Portaria, Queiroga diz que estão entrando em uma nova era da medicina após os ensinamentos trazidos pela pandemia: “Com o uso de tecnologias de informação e comunicação para uma verdadeira revolução no sistema de saúde, trazendo mais acesso, eficiência, efetividade e mais custo efetividade nas políticas públicas de saúde”.

UBS Digital

Foi anunciado ainda um investimento de R$ 14,8 milhões no projeto-piloto da UBS Digital, também com o objetivo de ampliar o acesso à saúde em áreas remotas do Brasil. Segundo o ministro, inicialmente, unidades básicas de saúde (UBS) de 326 municípios serão informatizadas e passarão a ter prontuário eletrônico, conexão à internet e sistema de informação.

“As UBS poderão fornecer, por exemplo, telediagnóstico, teleconsultoria e teleconsulta com especialistas”, disse em nota o Ministério da Saúde, afirmando que o UBS Digital auxiliará o Telessaúde.

Veja também: Dia Nacional do Medicamento Genérico: marco na popularização da saúde

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo