OMS divulga recomendação para vacina da gripe em 2020

Cepas de Influenza em 2020 serão mudadas
Foto: shutterstock
Publicidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou a recomendação das cepas, ou seja, os tipos de vírus que devem compor as vacinas de Influenza para todo o Hemisfério Sul em 2020. As vacinas trivalentes e quadrivalentes terão alteração nas cepas A/H1N1, A/H3N2 e B.

Confira as mudanças na tabela abaixo:

Motivo da mudança das cepas

A OMS atualiza sua recomendação para composição das vacinas todos os anos porque os vírus da gripe sofrem mutações constantemente. Por esse motivo, as vacinas produzidas e comercializadas em 2020 deverão estar em conformidade com as novas determinações.

A gerente médica da Sanofi Pasteur, Kelem Chagas, fala sobre a importância da vacinação contra a Influenza todos os anos. “Para garantir a proteção da população contra os tipos de gripe que se espera que circulem, a composição do imunizante muda anualmente e garante mais eficácia”.

Tipos de vacina oferecidos

No Brasil, nas campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde, são oferecidas as vacinas trivalentes, que contêm duas cepas, sendo uma A e uma B. Já as quadrivalentes, que contém uma cepa B adicional (duas A e duas B) e, por isso, maior proteção, podem ser encontradas em clínicas particulares e em empresas que oferecem vacinação para os funcionários.

Segundo o Ministério da Saúde, este ano, 25,8% dos casos confirmados de Influenza foram causados pelo tipo B do vírus.

Veja também: Farmácias têm papel importante durante a Campanha de Vacinação

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo