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Cuidar da pele é um hábito que deveria fazer parte da rotina de todos os brasileiros, principalmente com a grande quantidade de produtos voltados para os cuidados. Estes são aliados no controle da acne, diminuição dos impactos da idade e aparição de manchas. Mas nem sempre são garantia de uma pele saudável – isso é o que mostra uma pesquisa encomendada pela farmacêutica brasileira especialista em pele TheraSkin, realizada pela Ipsos em todo o território brasileiro.
Visita ao dermatologista
O estudo, que ouviu mil pessoas entre 18 e 59 anos, destacou que 86% têm problemas de pele e que a classe C, que representa 78%, é a que menos visita o dermatologista. Outro dado que merece destaque: 23% da população nacional nunca foi a uma consulta com o especialista, enquanto 47% visitam apenas uma vez ao ano. A frequência maior é registrada quando existe algum problema clínico.
Hábitos saudáveis
Medidas simples como a boa alimentação, ingerir líquidos regularmente e limpar e hidratar a pele são fundamentais para evitar o ressecamento e o envelhecimento precoce. A pesquisa mostra que o público entre 35 e 44 anos é o que mais tem esse cuidado. Os jovens, entre 18 e 24 anos, que representam 65% dos entrevistados, passaram a investir nos cuidados com a pele apenas durante a pandemia.
As mulheres ainda se cuidam mais do que os homens. Entre o público masculino, apenas 33% usam protetor solar diariamente, enquanto 67% das mulheres mantêém o uso com frequência. Apesar de tímido, o crescimento já é um avanço, visto que o câncer de pele atinge 630 mil pessoas por ano no Brasil, segundo dados do INCA.
Alergias
Chama atenção o fato de que, nos últimos seis meses, 23% dos entrevistados sofrem com alergias na pele. Quando questionados como tratam as alergias, 30% disseram que fazem uso de antialérgicos sem prescrição médica, enquanto 15% optaram por receitas caseiras.
“A pesquisa teve como objetivo mapear o comportamento da população brasileira nos cuidados com a pele. Tivemos resultados surpreendentes, que mostram que ainda temos que evoluir e tornar esse tema cada vez mais recorrente”, conta Márcio Tinelli, gerente de Marketing da TheraSkin.
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