Qual é a forma correta de armazenar e descartar medicamentos?

Farmacêutica explica como guardar e descartar medicamentos corretamente
Foto: iStock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Os medicamentos possuem princípios ativos, responsáveis pelo efeito no organismo, e substâncias adicionais para manter a composição. Por isso, devem ser guardados em locais adequados para não sofrerem alterações e nem estragarem antes da validade. A farmacêutica e coordenadora do curso de Farmácia do UNINASSAU Camila Gomes, explica os cuidados necessários que todos devem ter com eles.

“O principal é armazená-los em locais que não recebem raios solares, como armários fechados. Esse é o ambiente mais adequado porque muitos medicamentos são sensíveis à luz e ao calor, sendo conservados abaixo dos 30ºC. A umidade é outro fator que deve ser considerado. Porém, também há os medicamentos que precisam ficar na geladeira, como a insulina. Grande parte das instruções estão presentes na bula”, comenta.

Além disso, é preciso higienizar o local do armazenamento depois de retirar todos os medicamentos, evitando que eles tenham contato com os produtos de limpeza. No momento de guardar os medicamentos, é preciso mantê-los com a embalagem, que traz informações sobre o lote, a validade e o fabricante. Para o descarte correto, o medicamento deve ser levado para uma farmácia. Jogá-los na pia ou no lixo comum trará prejuízos para o meio ambiente e para a sua saúde.

“A última dica é mantê-los fora do alcance de crianças, animais de estimação e pessoas que apresentem transtorno mental. Os idosos também devem receber uma atenção especial”, finaliza a farmacêutica.

Veja também: Novartis, epHealth e Einstein firmam parceria para estudo sobre qualidade assistencial de doenças cardiovasculares

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo