Rússia diz que vacina Sputnik V é 92% eficaz

Embora os dados sejam positivos, ainda não foram revisados por outros cientistas.
Rússia comenta sobre eficácia da Sputnik V
Foto: freepik

Em comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira (11/11), a Rússia anunciou que a vacina contra Covid-19 – Sputnik V – desenvolvida pelo Instituto Gamaleya é 92% eficaz, segundo dados preliminares de estudos de fase 3 conduzidos no país. Segundo informa o portal de notícias G1, os dados ainda não foram revisados por outros cientistas, etapa necessária para publicação em revistas científicas.

Eficácia da vacina

A eficácia foi calculada com base em 20 casos confirmados de coronavírus entre os 40 mil voluntários, tanto entre os que tomaram a primeira dose da vacina quanto entre os que receberam o placebo. Na prática, se a vacina tem 92% de eficácia, significa que a pessoa tem 92% menos chance de pegar a doença se for vacinada do que se não for.

A Sputnik V é aplicada em duas doses e esse resultado de eficácia foi calculado 21 dias após a aplicação da primeira dose. Do total de participantes, 20 mil já foram vacinados com a primeira dose e, entre esses, mais de 16 mil já receberam as duas.

Segundo o governo russo, ainda não houve eventos adversos inesperados durante os estudos clínicos, mas o monitoramento dos participantes ainda está em andamento.

Aplicação fora dos estudos clínicos

Pelo fato de a Rússia ter registrado uma vacina contra a Covid-19  – a primeira do mundo –, em agosto, o país pode aplicar a vacina em voluntários fora dos ensaios clínicos, como médicos e grupos de alto risco. 

No comunicado publicado, o governo informa que 10 mil voluntários já receberam a aplicação fora dos ensaios, e registraram a eficácia da vacina com uma taxa acima de 90%, embora não tenha divulgado estudos que comprovem as observações.

O Instituto Gamaleya e o RDIF, fundo russo que financia o desenvolvimento da vacina, explicaram que os dados provisórios serão publicados em uma das principais revistas médicas internacionais e que, após a conclusão dos ensaios clínicos de fase 3, será fornecido acesso ao relatório completo.

Veja também: Análise preliminar mostra que vacina da Pfizer e BioNTech contra Covid é mais de 90% eficaz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia