A Sanofi, empresa global de saúde, acaba de lançar a campanha Juntos Contra o VSR, que tem como objetivo levar conscientização e educação sobre os riscos do vírus sincicial respiratório (VSR) – um dos principais causadores de bronquiolite e pneumonia em bebês. Com o intuito de informar pais e cuidadores sobre o impacto que este vírus pode causar, em especial aos recém-nascidos, a campanha incentiva a busca por orientação com especialistas sobre prevenção e imunização, impactando diferentes públicos, como leigos, médicos e outros profissionais de saúde.
Leia: Sanofi abre segunda edição do programa de bolsas de ensino e estágio
Dada sua importância para aumentar a informação em prol da saúde dos bebês, a campanha conta com a participação da influenciadora digital Flávia Calina, criadora de um dos maiores canais de educação infantil do Brasil e um dos principais nomes no segmento de maternidade, e que foi escolhida como embaixadora da campanha. Além dela, outros quatro influenciadores também farão parte desse time, levando informação nas redes sociais para seus seguidores: dois pais, Sabrina Petraglia e as pediatras Dra. Aline Piedade e Dra. Ana Escobar.
“Como mãe, ser embaixadora de uma campanha como essa é uma oportunidade única de aumentar a conscientização sobre o VSR e ajudar a proteger nossas crianças de uma ameaça séria e que pode não ser tão conhecida pelos pais e cuidadores. É uma responsabilidade que eu abraço com muita gratidão, sabendo que podemos fazer a diferença na saúde e no bem-estar de bebês e crianças”, comenta Flávia Calina, influenciadora digital e embaixadora da campanha Juntos Contra o VSR.
Com abordagem integrada, a campanha conta com uma série de ativações on e offline, que visam impactar e criar uma rede de engajamento de diversos públicos em torno da temática. O hub #JuntosContraoVSR é um dos elementos-chave da campanha, criado para divulgar informações essenciais sobre o vírus sincicial respiratório (VSR), abordando aspectos como sinais, sintomas, grupos de risco e estratégias de prevenção. Para os profissionais de saúde, além de um portal exclusivo, a Sanofi elaborou uma variedade de materiais de apoio para distribuição em consultórios e eventos científicos.
“A infecção por este vírus pode ter consequências graves para bebês e crianças pequenas. É essencial que pais e cuidadores estejam informados sobre as medidas de prevenção e os sinais de alerta da doença. A campanha #JuntosContraoVSR é um passo importante nessa direção, oferecendo recursos educativos que contribuem para a prevenção de complicações graves, como bronquiolite e pneumonia, e podem ajudar a evitar hospitalizações. Com o apoio de profissionais de saúde e influenciadores, estamos comprometidos em ampliar o alcance dessa mensagem vital e proteger a saúde de nossas crianças”, disse Sheila Homsani, diretora médica de Vacinas da Sanofi Brasil.
O vírus sincicial respiratório é uma infecção altamente contagiosa que afeta principalmente bebês e crianças pequenas. As infecções por VSR são responsáveis por aproximadamente 60% a 80% das bronquiolites infantis e até 40% das pneumonias pediátricas. Os sinais e sintomas podem incluir indisposição acompanhada de febre e tosse. Um sintoma muito importante a ser percebido pelos pais é o “chiado no peito”, que pode ser ouvido como um som agudo durante a respiração, semelhante a um assobio.
Leia também: Dia Internacional do Farmacêutico: profissional essencial para a saúde pública
“A campanha Juntos Contra o VSR demonstra nosso compromisso em tornar acessíveis informações de alta qualidade sobre o vírus sincicial respiratório e seu impacto na saúde das crianças. Ao unir esforços com influenciadores de destaque e especialistas da área, buscamos criar uma conscientização abrangente e engajada que alerte para os sintomas e capacite pais e cuidadores a tomar medidas preventivas eficazes”, comenta André Carneiro, diretor de Marketing de Vacinas na Sanofi Brasil.
Para conhecer mais sobre a campanha, acesse o site da Sanofi.