Sem prevenção, obesidade pode aumentar em mais de 40% até 2030, aponta pesquisa

Riscos da obesidade
Foto: Reprodução da Internet
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A pesquisa Vigitel 2021, organizada pelo Ministério da Saúde, mostra que 22,35% da população brasileira já está obesa. Seis em cada dez brasileiros apresentam sobrepeso. Além disso, dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) mostram outra realidade preocupante: se a população não se prevenir, até 2030, o índice de obesidade pode aumentar em 46%.

Os números destacam o que especialistas falam: a prevenção é o melhor caminho para evitar o desenvolvimento da obesidade e, consequentemente, impedir o crescimento de doenças associadas a esse quadro.

André Moreira, médico endocrinologista e especialista em tratamento da obesidade, explica que os reflexos da pandemia, atualmente, representam as principais causas do problema: “Nos últimos anos, observamos o aumento de alguns comportamentos considerados de risco, como o maior consumo de alimentos processados, o isolamento social que contribui para o sedentarismo, além de estresse e ansiedade que podem também estar relacionados ao consumo exagerado de comida”.

Contudo, o estilo de vida individual, a cultura da população e a falta de informação adequada já eram razões significativas antes da Covid-19. Por esse motivo, o médico explica que os bons hábitos alimentares são fundamentais e devem ser estimulados desde a infância.

“Nunca é tarde para iniciar uma rotina alimentar adequada acompanhada de atividade física e outros hábitos saudáveis. Mas o fato é que iniciar esse comportamento desde a infância, com bons exemplos em casa, estímulo nas escolas, com campanhas públicas adequadas e outras medidas, facilita muito o caminho por toda a vida adulta”, finaliza Moreira.

Veja também: Endometriose: conheça os sintomas e tratamentos

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo