Tratamento contra HIV ganha tecnologia de produção nacional

Blanver disponibiliza tratamento de HIV para SUS
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Desde o último dia 24 de março, o sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar o Dolutegravir (versão 50 mg com comprimidos revestidos), para tratamento de HIV, com produção 100% brasileira. Devido à disponibilidade, uma economia em torno de R$ 80 milhões é esperada aos cofres do governo.

O fornecimento do antiviral é resultante de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre a Blanver Farmoquímica e Farmacêutica e o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), vinculado ao governo estadual e que mantém convênio com o Ministério da Saúde. No acordo estão previstos 79,5 milhões de comprimidos em escala nacional até o fim do ano.

“Mais do que preencher uma demanda premente de saúde, vamos reduzir a vulnerabilidade do SUS com a produção verticalizada e fomentar as estratégias de combate ao vírus”, afirma o CEO da Blanver, Sérgio Frangioni.

A PDP contempla também a transferência de tecnologia e produção dentro de um cronograma que se estenderá pelos próximos cinco anos. Na primeira etapa, a Blanver entrega o medicamento acabado ao Lafepe. Em 2026, o laboratório pernambucano já terá domínio sobre todo o processo produtivo do medicamento. As empresas CYG Biotech, parte da Blanver, e Nortec Química nacionalizam o IFA.

O diretor comercial do Lafepe, Djalma Dantas, comenta sobre a parceria: “Esse medicamento de primeira linha representa um importante avanço na luta contra o vírus, na medida em que agrega tecnologia para o laboratório e nos permite atender com ainda mais eficácia os protocolos do Ministério da Saúde.

Veja também: Prati-Donaduzzi lança primeira calculadora digital de Canabidiol do Brasil

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo