[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
O aumento de 85% de casos de dengue registrados nos últimos meses e o dobro de mortes em 2022 no Brasil preocupam as autoridades de saúde. Na Região Sul, por exemplo, a Secretaria Estadual de Saúde/RS anunciou alerta máximo devido aos mais de 10,5 mil casos.
Uma alternativa para proteção contra a dengue é a vacina – oferecida somente na rede particular e indicada para prevenir a doença em crianças, adolescentes e adultos dos 9 aos 45 anos. No entanto, a Dengvaxia, nome da vacina, pode ser utilizada apenas em quem já teve a doença.
“As condições climáticas que tivemos nos últimos meses foram muito favoráveis à dengue neste ano, com chuvas intensas e prolongadas. Uma mesma pessoa pode contrair dengue mais de uma vez, já que ao ter contato com o vírus fica imunizada apenas para o sorotipo a que foi exposta”, explica Roberto Canquerini, gerente de Serviços de Saúde da São João.
A vacina ajuda na prevenção, especialmente, de dengue grave e hemorrágica, além de reduzir em mais de 80% as chances de internação. A imunização é feita com três doses de vacina produzida com vírus enfraquecido e pode ser aplicada pelo menos após 30 dias da infecção. O intervalo entre cada dose deve ser de seis meses.
A rede de farmácias São João oferece teste rápido para detecção dos quatro sorotipos da dengue, com resultados em 15 minutos. Tanto a vacina quanto o teste podem ser encontrados nos mais de 750 consultórios farmacêuticos da rede.
Veja também: Teuto disponibiliza medicamento para infecções por germes