Vacina contra a dengue: veja quem pode se imunizar

Rede São João explica quem pode se vacinar contra a dengue
Foto: shutterstock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

O aumento de 85% de casos de dengue registrados nos últimos meses e o dobro de mortes em 2022 no Brasil preocupam as autoridades de saúde. Na Região Sul, por exemplo, a Secretaria Estadual de Saúde/RS anunciou alerta máximo devido aos mais de 10,5 mil casos.

Uma alternativa para proteção contra a dengue é a vacina – oferecida somente na rede particular e indicada para prevenir a doença em crianças, adolescentes e adultos dos 9 aos 45 anos. No entanto, a Dengvaxia, nome da vacina, pode ser utilizada apenas em quem já teve a doença.

“As condições climáticas que tivemos nos últimos meses foram muito favoráveis à dengue neste ano, com chuvas intensas e prolongadas. Uma mesma pessoa pode contrair dengue mais de uma vez, já que ao ter contato com o vírus fica imunizada apenas para o sorotipo a que foi exposta”, explica Roberto Canquerini, gerente de Serviços de Saúde da São João.

A vacina ajuda na prevenção, especialmente, de dengue grave e hemorrágica, além de reduzir em mais de 80% as chances de internação. A imunização é feita com três doses de vacina produzida com vírus enfraquecido e pode ser aplicada pelo menos após 30 dias da infecção. O intervalo entre cada dose deve ser de seis meses.

A rede de farmácias São João oferece teste rápido para detecção dos quatro sorotipos da dengue, com resultados em 15 minutos. Tanto a vacina quanto o teste podem ser encontrados nos mais de 750 consultórios farmacêuticos da rede.   

Veja também: Teuto disponibiliza medicamento para infecções por germes

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo