Vacinação de gestantes está baixa no País

Vacinação de gestantes está baixa no Brasil
Foto: Divulgação
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A imunização durante a gestação protege não somente a mãe, mas também o bebê. Isso porque a gestante transfere os anticorpos adquiridos pela placenta, os quais podem proteger a criança até os seis meses de vida. Mas dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a cobertura vacinal em gestantes da vacina DTP, que protege contra o tétano, difteria e coqueluche foi de apenas 42,9% em 2021.

O número foi de 46,3% em 2020, e 63,2% em 2019. A vacina, que foi disponibilizada para gestantes a partir da 20ª semana no calendário do PNI em 2014, nunca atingiu a meta de vacinar 95% do público-alvo.

Um levantamento online, realizado em todas as regiões do Brasil pelo Instituto Ipsos, a pedido da Sanofi, teve 600 entrevistados (gestantes, mães com filhos de 0 a 5 anos, de 11 a 14 anos, idosos e 320 médicos) e mostrou que 62% das gestantes possuem carteira de vacinação, porém apenas 54% estão com ela atualizada.

Os ginecologistas e obstetras revelaram que, do total de pacientes que indicam vacinas, 84% seguem a sua recomendação. Cerca de 36% responderam que ficar grávida mudou, de forma positiva, o que pensavam sobre vacinação.

A baixa adesão à vacinação em gestantes preocupa, principalmente, quando os bebês nascem antes do previsto. No Brasil, a taxa de prematuridade está estimada em 11,5% do total de nascimentos por ano.

Veja também: Cicatricure revela os mitos e verdades sobre a pele madura

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Grupo Polar destaca que falhas no controle de temperatura durante o transporte podem comprometer a eficácia de fármacos como o Mounjaro.

Em razão das fortes chuvas e dos impactos decorrentes que atingiram a região da Zona da Mata Mineira em fevereiro de 2026, foram publicadas as Portarias Federais nº 572, nº

Imunizante protege contra quatro subtipos do vírus e é indicado para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, salvo contraindicações específicas.
Crescimento dos casos da doença reforça a importância desse tipo de exame para a identificação das variantes da Influenza.
Mudanças da Agência entram em vigor em 13 de fevereiro; receituários impressos antes dessa data continuam válidos.
Rede de drogarias patrocina ações de bem-estar em parceria com a Positividade FM, promovendo qualidade de vida e prevenção durante o verão carioca.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.