EnglishPortugueseSpanish

Cuidados com a pele no inverno: quais são os produtos mais vendidos?

Descubra quais são os principais produtos usados no inverno
Foto: shutterstock

Com a chegada do inverno, a umidade do ar fica mais baixa e as temperaturas mais frias, o que acaba fazendo com que as pessoas precisem redobrar os cuidados com a pele. Por causa disso, é natural que as buscas nas farmácias por produtos que auxiliem nesse processo aumentem.

Influências do frio na pele

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com a queda das temperaturas, ocorre a diminuição da transpiração corporal, deixando a pele mais seca. Como consequência, as pessoas tomam banhos mais quentes, contribuindo para a remoção da oleosidade natural e diminuindo o manto lipídico que mantém a umidade da epiderme.

O dermatologista Marcelo Brollo explica que é imprescindível fazer um tratamento adequado nesse período. “Durante o inverno, o tempo fica mais seco, deixando a pele sujeita ao ressecamento e com aspecto esbranquiçado”, afirma.

Além disso, ele lembra que problemas como dermatite atópica, eczema asteastósico e, em alguns casos, dermatite seborreica também podem ocorrer durante a estação.

Produtos que podem ajudar durante o inverno

Brollo afirma que é importante manter a pele sempre hidratada durante esse período. “Os produtos de beleza que devem ser mais utilizados são os hidratantes para corpo e lábios, além de sabonetes e demaquilantes para peles sensíveis”.

A gerente comercial do Grupo DPSP, Renata Barreiro, explica que os produtos que têm maior performance são os de hidratação, mas que a procura por itens de proteção facial relacionados aos tratamentos dermatológicos também cresce muito.

“A rotina de cuidados com a pele, corpo e cabelos passa a ter uma importância maior nessa estação por conta dos procedimentos que envolvem limpeza, tratamento, hidratação e proteção”, comenta Renata.

O setor de Gerenciamento de Categorias da Pague Menos também relembra a importância do protetor solar. “Mesmo que o sol apareça pouco, os raios solares continuam sendo emitidos e atingindo nossa pele, causando envelhecimento precoce e, em casos mais graves, manchas e até câncer”.

Influência na lucratividade das farmácias

Ainda segundo a Pague Menos, pelo fato de as farmácias serem consideradas o contato mais próximo que a população tem com profissionais e itens para a saúde, a venda deles durante o inverno acaba contribuindo para aumentar a lucratividade dos pontos de venda.

“O canal farma é o mais procurado para a compra desses produtos, a maioria dermocosméticos. E, por terem um valor agregado alto, impactam positivamente nos resultados”, avalia a equipe.

De acordo com o estudo “Varejo de Produtos da Beleza”, desenvolvido pela empresa londrina de pesquisa de mercado Mintel, em 2018, as farmácias foram o segundo local preferido pelos brasileiros para compra de produtos de beleza (58%), ficando atrás apenas dos supermercados (72%).

Dados da IQVIA, no último ano, também revelaram que 32% das vendas no canal farma foram provenientes de itens de higiene, perfumaria e cosméticos (HPC).

Pensando nisso, o Grupo DPSP criou a ação “Momento todo seu”, com ofertas relacionadas aos itens de higiene, beleza e dermocosméticos. “Assim, reforçamos a importância de um ritual diário de cuidado, especialmente durante os dias mais frios do ano”, explica Renata.

Por conta dessa ação, ao fazer um comparativo entre o primeiro e o segundo trimestres de 2019, as redes São Paulo e Pacheco tiveram uma evolução de 10% nas vendas das categorias de beleza e dermocosméticos.

Conheça o ranking completo dos produtos mais vendidos:

Hidratante corporal

Protetor solar

Hidratante facial

Sabonete

Nutricosmético

Shampoo

Demaquilante

Pomada e secativo

Máscara facial

10º

Hidratante mãos e pés

*Ranking geral criado com base nas informações fornecidas pelas redes entrevistadas nesta reportagem.

Veja também: Cuidado farmacêutico: resfriado ou gripe? 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Anuncie na Revista da Farmácia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Smart Consulta Consultório Farmacêutico Inteligente - Seja um franqueado
Fechar Menu