O que mantém os colaboradores motivados?

Nossos comportamentos são geralmente motivados pelo desejo de alcançar algum objetivo. A unidade básica de comportamento é a atividade.
Motivação profissional
Como manter profissionais motivados
Publicidade

Como manter os colaboradores motivados? Por que as pessoas se envolvem com mais entusiasmo em certas atividades e não em outras? Por que surpreendem positivamente com uma atitude? Por que somente algumas pessoas fazem além de suas responsabilidades, demonstrando serem proativas? As respostas a essas perguntas serão facilitadas se compreendermos melhor o comportamento humano.

Nossos comportamentos são geralmente motivados pelo desejo de alcançar algum objetivo. A unidade básica de comportamento é a atividade. Como seres humanos estamos geralmente realizando várias atividades: estudando, trocando informações, trabalhando, dirigindo; muitas vezes realizamos mais de uma atividade simultaneamente. O que leva as pessoas a envolverem-se com determinado tipo de atividade é a vontade de realizar, ou seja, motivação.Portanto, a motivação depende da intensidade dos motivos e estes podem ser definidos como necessidades ou desejos.

O psicólogo americano Abraham Maslow desenvolveu uma teoria conhecida como Hierarquia de Necessidades, ou seja, todo ser humano tem desejos e necessidades. Maslow concebe as necessidades organizadas por categorias em uma hierarquia de predomínio relativo, das quais as necessidades fisiológicas são primordiais, seguindo-se necessidade de segurança, necessidades de relacionamento, necessidade de reconhecimento e autorrealização.

Leia também: Desafios para uma gestão estratégica na área de RH

Dicas para manter colaboradores motivados

Oferecer desafios: Responsabilizar colaboradores pela implantação de um projeto ou desenvolver uma nova estratégia; todo processo de conhecimento gera motivação através do estudo, mudanças e estímulo a novas ideias. Sair do convencional contribui para o processo criativo.

Perspectiva de crescimento: Investir no colaborador e oferecer oportunidades de crescimento geram uma relação de confiança e fortalecem esse elo entre líderes e liderados. Manter os colaboradores realizando durante anos o mesmo trabalho diariamente não é nem um pouco estimulante e gera acomodação. Mas quando são estimulados e incentivados a desenvolver diferentes habilidades técnicas ou comportamentais, os mais motivados se destacam.

Integração da equipe: O clima organizacional da empresa e o relacionamento ético e humanizado no ambiente de trabalho conta pontos cruciais. As pessoas sentem que, mais do que colegas, têm parceiros e amigos ao lado, em que todos confiam e com os quais colaboram, em busca do mesmo objetivo. Todos evoluem e aprendem continuamente uns com os outros, gerando motivação e entusiasmo na realização das tarefas, mesmo as mais desgastantes.  

Dar significado às tarefas: É fundamental que os colaboradores percebam a importância e o propósito na realização das suas atividades. Isso dá segurança e uma imensa satisfação pessoal. Manter-se motivado é saber que o trabalho que estamos realizando faz a diferença e o impacto positivo que causa é reconhecido pela empresa. Estimular os colaboradores a perceberem os resultados e elogiar continuamente geram motivação e autoestima elevada.

Feedback: Um dos fatores mais motivadores que um líder pode utilizar com suas respectivas equipes é dar feedback sobre o andamento do trabalho, pois sinaliza os pontos fortes e diferenciais e também os pontos a serem melhorados, contribuindo para que possam aprimorar as habilidades. Em nossa cultura, feedback ainda é interpretado como crítica e tem implicações emocionais (afetivas) e sociais muito fortes, em termos de amizade, status, competência e reconhecimento social. A prática do feedback contribui para construir uma equipe mais madura e consciente do desempenho pessoal e profissional, que busca constantemente o aprimoramento.

Assista: Como ser um gerente de farmácia que bate metas e ganhar dinheiro

Picture of Lucia Gadelha

Lucia Gadelha

Pedagoga e especialista em Recursos Humanos, Lucia se destaca quando o desafio é implantar processos para a gestão de pessoas. Em sua coluna, Lucia orienta sobre a melhor forma de liderar e formar equipes de alto desempenho e obter os melhores resultados.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Farmácias melhoram o acesso a cuidados de saúde, especialmente em comunidades carentes e áreas com poucos profissionais.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo