EnglishPortugueseSpanish

O que mantém os colaboradores motivados?

Nossos comportamentos são geralmente motivados pelo desejo de alcançar algum objetivo. A unidade básica de comportamento é a atividade.
Motivação profissional
Como manter profissionais motivados

Como manter os colaboradores motivados? Por que as pessoas se envolvem com mais entusiasmo em certas atividades e não em outras? Por que surpreendem positivamente com uma atitude? Por que somente algumas pessoas fazem além de suas responsabilidades, demonstrando serem proativas? As respostas a essas perguntas serão facilitadas se compreendermos melhor o comportamento humano.

Nossos comportamentos são geralmente motivados pelo desejo de alcançar algum objetivo. A unidade básica de comportamento é a atividade. Como seres humanos estamos geralmente realizando várias atividades: estudando, trocando informações, trabalhando, dirigindo; muitas vezes realizamos mais de uma atividade simultaneamente. O que leva as pessoas a envolverem-se com determinado tipo de atividade é a vontade de realizar, ou seja, motivação.Portanto, a motivação depende da intensidade dos motivos e estes podem ser definidos como necessidades ou desejos.

O psicólogo americano Abraham Maslow desenvolveu uma teoria conhecida como Hierarquia de Necessidades, ou seja, todo ser humano tem desejos e necessidades. Maslow concebe as necessidades organizadas por categorias em uma hierarquia de predomínio relativo, das quais as necessidades fisiológicas são primordiais, seguindo-se necessidade de segurança, necessidades de relacionamento, necessidade de reconhecimento e autorrealização.

Leia também: Desafios para uma gestão estratégica na área de RH

Dicas para manter colaboradores motivados

Oferecer desafios: Responsabilizar colaboradores pela implantação de um projeto ou desenvolver uma nova estratégia; todo processo de conhecimento gera motivação através do estudo, mudanças e estímulo a novas ideias. Sair do convencional contribui para o processo criativo.

Perspectiva de crescimento: Investir no colaborador e oferecer oportunidades de crescimento geram uma relação de confiança e fortalecem esse elo entre líderes e liderados. Manter os colaboradores realizando durante anos o mesmo trabalho diariamente não é nem um pouco estimulante e gera acomodação. Mas quando são estimulados e incentivados a desenvolver diferentes habilidades técnicas ou comportamentais, os mais motivados se destacam.

Integração da equipe: O clima organizacional da empresa e o relacionamento ético e humanizado no ambiente de trabalho conta pontos cruciais. As pessoas sentem que, mais do que colegas, têm parceiros e amigos ao lado, em que todos confiam e com os quais colaboram, em busca do mesmo objetivo. Todos evoluem e aprendem continuamente uns com os outros, gerando motivação e entusiasmo na realização das tarefas, mesmo as mais desgastantes.  

Dar significado às tarefas: É fundamental que os colaboradores percebam a importância e o propósito na realização das suas atividades. Isso dá segurança e uma imensa satisfação pessoal. Manter-se motivado é saber que o trabalho que estamos realizando faz a diferença e o impacto positivo que causa é reconhecido pela empresa. Estimular os colaboradores a perceberem os resultados e elogiar continuamente geram motivação e autoestima elevada.

Feedback: Um dos fatores mais motivadores que um líder pode utilizar com suas respectivas equipes é dar feedback sobre o andamento do trabalho, pois sinaliza os pontos fortes e diferenciais e também os pontos a serem melhorados, contribuindo para que possam aprimorar as habilidades. Em nossa cultura, feedback ainda é interpretado como crítica e tem implicações emocionais (afetivas) e sociais muito fortes, em termos de amizade, status, competência e reconhecimento social. A prática do feedback contribui para construir uma equipe mais madura e consciente do desempenho pessoal e profissional, que busca constantemente o aprimoramento.

Assista: Como ser um gerente de farmácia que bate metas e ganhar dinheiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Anuncie na Revista da Farmácia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Smart Consulta Consultório Farmacêutico Inteligente - Seja um franqueado
Fechar Menu