Como se define uma gestão empreendedora? Essa pode ser considerada umas das principais perguntas no ambiente corporativo. E quais são as competências dos empreendedores de sucesso? Em que eles se diferenciam? Hoje há muita concordância entre os especialistas sobre as características dos empreendedores de sucesso: traços de personalidade, atitudes e comportamentos que contribuem para alcançar êxito nos negócios.
Empreendedor é a palavra utilizada para designar o indivíduo que dá origem a uma empresa, realiza inovações no segmento em que atua e obtém resultados com as suas ações. Identifica as oportunidades e os recursos para transformá-los em negócios que gerem lucratividade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do País.
O empreendedor possui um olhar novo sobre o mundo e sua evolução, está sempre se antecipando às transformações do ambiente externo no segmento em que atua e se diferencia dos demais concorrentes, pois possui habilidades técnicas e comportamentais que o impulsionam a estar em constante crescimento e evolução, buscando a prosperidade.
Sabemos que dificilmente um empresário reunirá todas as competências de um empreendedor, mas é preciso estar consciente de suas forças e fraquezas, analisando as experiências práticas pelas quais passou e a sua preparação para enfrentar os novos desafios.
No que consiste o êxito empresarial?
É cada vez mais crescente o número de estudos e pesquisas realizadas na tentativa de entender as forças psicológicas e sociológicas que movem o empreendedor de sucesso.
O êxito empresarial não consiste apenas no desenvolvimento de habilidades específicas, tais como finanças, marketing, gestão de pessoas. Segundo os estudos balizados por muitas pesquisas, o indivíduo empreendedor tem uma estrutura motivacional diferenciada pela presença marcante de uma necessidade específica: a de realização.
A necessidade de realização impele o indivíduo a buscar objetivos que envolvem atividades desafiantes, com uma acentuada preocupação em fazer bem e melhor, que não são determinados apenas pelas possíveis recompensas em status e remuneração.
Pessoas movidas pela necessidade de realização canalizam muita energia para o aperfeiçoamento e crescimento constantes em seus desempenhos e realizações, se identificam em solucionar problemas que desafiem as suas próprias capacidades e cuja resolução produza sentimento de competência pessoal.
Veja também: Desafios para uma gestão estratégica da área de RH
Características da gestão empreendedora
O perfil de gestor empreendedor está em constante processo de mudança, pois ele assume definitivamente o papel importante de gerador de informações e transformações, causando impacto positivo para a comunidade, os colaboradores, o mercado consumidor, os fornecedores e todos os envolvidos no ciclo de relacionamento, que se beneficiam com esse foco na eficácia dos processos e consequentes resultados.
É aquele que contagia e surpreende todos na empresa, trazendo inovações, novos produtos e serviços e gerando mudanças no ambiente de trabalho. Ser empreendedor é ter comprometimento com o negócio. E também ser flexível na tomada de decisão e liderança participativa, estar aberto ao debate, sempre questionando, apresentando novas possibilidades, propondo novos métodos e adaptando aqueles que não deram certo.
O empreendedor bem-sucedido tem consciência da sua responsabilidade como gerador de empregos e investe na troca de experiência com outros empresários; sabe se reinventar e mantém o foco em formar equipes de alto desempenho, que irão contribuir no alcance da prosperidade e alavancar a empresa.
Assista também: Como tornar a sua farmácia mais atrativa