EnglishPortugueseSpanish

E se der certo? Perspectivas diante do novo cenário econômico que se avizinha

Previsões para a economia brasileira em 2020
Foto: freepik

A não ser que você tenha passado os últimos dez meses numa bolha ou numa ilha deserta, você deve saber que estamos vivendo um momento único, histórico, na economia brasileira: a menor taxa de juros que já tivemos, e com tendência declinante, combinada a inflação abaixo da meta e crescimento de PIB e empregos.  A pergunta óbvia é: como esse novo cenário afetará seu negócio? Vamos a alguns aspectos relevantes.

Consumo: a expectativa evidente é que haja um aumento do consumo, na medida em que a situação da economia melhore e o poder de compra seja recomposto. Para as regiões que são beneficiadas intensamente pelo Bolsa Família, cabe lembrar que este ano teremos 13º desse recurso, o que poderá dar um gás a mais no consumo. Um possível aumento no número de pessoas com plano de saúde também pode, em última análise, impactar o mercado de varejo farmacêutico.

Juros mais baixos: ainda que o spread bancário não acompanhe na mesma proporção a queda dos juros, definitivamente, o dinheiro estará mais barato e isso poderá impactar sua relação com seus fornecedores bancários, tais como administradoras de cartão, factorings e, por que não?, aumentar sua capacidade de venda parcelada, o que pode ser uma grande ajuda para aumentar suas vendas. Sem dúvida, também é um bom momento para contrair financiamentos, na medida em que o custo financeiro diminuiu e sua perspectiva futura é de queda também (a não ser que o posto Ipiranga peça demissão, claro).

Por falar em financiamentos, a queda dos juros forçará os bancos a buscar novas receitas e novas formas de conquistar clientes e uma dessas formas se chama portabilidade de créditos e de financiamentos imobiliários. Ou seja, você leva seu financiamento de seu banco atual para um banco que esteja cobrando menos juros. É questão de tempo para essa oferta de serviço bater à sua porta. Além disso, com a melhora no cenário econômico, espera-se uma queda da inadimplência, o que pode diminuir o risco de empréstimo e, portanto, seu custo.

Mais investimentos públicos: fique atento às movimentações da prefeitura de sua cidade. Entraremos num ano eleitoral e isso normalmente representa mais investimentos e gastos. Se por um lado, isso pode representar uma oportunidade, também pode representar uma ameaça, caso seu alcaide decida, por exemplo, fazer uma grande obra eleitoreira que afete o entorno de sua empresa e, consequentemente, impacte suas vendas negativamente.

Mais concorrência: se o mercado melhora e o dinheiro está mais farto e barato, espera-se, por consequência, um aumento na abertura de empresas e de novas vagas de emprego. O problema é que isso pode significar que um novo concorrente abra um negócio na sua área de influência e, portanto, passe a competir por sua clientela. Na prática, significa que o mercado imobiliário espera um aquecimento da economia para superar a ociosidade que tomou conta desse setor nos anos recentes.

Veja também: Pesquisa mostra que consumidor prioriza preço na hora de comprar 

Mais segurança: não é só a estatística de homicídios que é afetada. A percepção de risco, principalmente no que diz respeito a roubo de carga, tem impacto direto no custo de frete e, portanto, no negócio das distribuidoras, o que, ao final, pode significar uma maior briga por eficiência entre distribuidoras concorrentes num cenário de menor risco.

Enfim, estamos chegando ao final de 2019 num cenário bem mais favorável do que o que encontramos no início do ano. Mantidas as CNTP (condições normais de temperatura e pressão), devemos ter um 2020 muito positivo. As cartas estão na mesa, tomara que venha um Royal Flush, a melhor mão no pôquer.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu