Precificação inteligente e lucratividade

Como a tecnologia pode auxiliar a farmácia na otimização de preços.
Precificação inteligente
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Com a concorrência acirrada, o varejo farmacêutico é um mercado desafiador. Segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), existem atualmente mais de 78 mil lojas espalhadas pelo País. Dessa forma, a pergunta que fica é como fazer a precificação de forma inteligente?

Nesse cenário, entender o setor e sua concorrência para traçar a estratégia mais eficaz de precificação dos produtos, saber lidar com os descontos para atingir um preço competitivo e atrair mais clientes são fatores determinantes nos resultados para o sucesso do seu negócio. Mas como mexer nos valores sem prejudicar a lucratividade? A grande dúvida está em aplicarmos mais ou menos descontos com a certeza de qual será o impacto no resultado final.

Tecnologia a favor da precificação

E a boa notícia é que temos a tecnologia a nosso favor! Já existem softwares preparados para fazer uma análise assertiva da sua farmácia. Por meio de regras, métricas e com expertise no segmento, é possível controlar os percentuais das variáveis desconto, CMV (custo da mercadoria vendida) e despesas, de maneira assertiva e efeitos positivos no lucro da sua empresa.

Para alcançarmos nossa meta na hora de precificar, é preciso entender alguns insights necessários: realizar uma análise completa – que leva em consideração os meses anteriores e períodos sazonais – e se aprofundar no estudo da venda bruta da loja.

Para ajudar o dono da farmácia, dentro do software podemos criar estratégias para inserimos descontos ou mark-up em cada produto conforme sua classificação. Com isso, identificaremos as mercadorias geradoras de renda, imagem, uso contínuo, anticoncepcionais, MIPs, liberados, consagrados, em combinação com os grupos principais, similares, genéricos, referência, perfumaria e varejo, entre outros, fundamental para criação das regras de precificação.

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Tenha atenção também aos produtos das curvas C e D

Mas também não devemos esquecer dos outros produtos de curva D e em alguns casos curva C, que são mercadorias que compramos em um determinado período e ocupam espaço, podendo influenciar nos resultados, se vencidos.

Mas além de precificar, é preciso saber exatamente o que se está fazendo, para ter certeza de qual será o impacto caso resolva mudar seu direcionamento. Uma das vantagens, nesse caso, é poder fazer uso de todos os dados que possuímos, como os Modelos de Estudo de Margens de Lucro e de Simulação nos Demonstrativos de Resultados por regime de caixa e competência dentro dos softwares. Essas duas métricas definem os limites de descontos que serão utilizados para cada grupo de produtos.

Uma das técnicas bastante utilizada dentro desse parâmetro é subdividir esses itens em faixa de preço, que já terão regras criadas dentro do controle. O gestor da farmácia consegue definir a estratégia mais adequada, seja ela agressiva ou não, para aquele determinado período.

E não importa o seu nível de concorrência, seja um cenário aquecido ou não, você pode optar entre vários perfis diferentes para precificar a loja conforme o estudo do seu negócio.

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Preço influencia percepção do cliente

Devemos lembrar que a escolha do melhor preço influencia diretamente a percepção do cliente, que vai decidir se compra no seu estabelecimento, e isso vai ser essencial para a sustentabilidade da sua farmácia. Pense nisso sempre.

Ao utilizar a tecnologia para trabalhar a gestão da sua rede, mesmo da pequena loja às grandes drogarias, certamente você estará à frente do mercado, sendo mais competitivo e ciente de todas as possibilidades que possui para alcançar lucro e potencializar resultados.

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Carlos Emílio Cordeiro

Bacharel em Sistemas de Informação, especialista em Gestão Farmacêutica e practitioner em PNL. Carlos Emílio atua há 15 anos desenvolvendo soluções para o segmento farmacêutico e é CKO e sócio da Automatiza Sistemas. Em suas colunas, traz o que de mais recente há em tecnologia para o canal farma.
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