Quais são as tendências que estão agitando o segmento de beleza no varejo? Antes de responder, é importante entender que os hábitos de compra dos consumidores de produtos de beleza estão passando por grandes transformações, pois agora obrigam as marcas e os anunciantes a encararem novos desafios. A indústria de beleza precisa, o quanto antes, mudar a maneira como lida com o varejo, se quiser estar à altura das novas exigências dos consumidores.
O mercado norte-americano passou por grandes metamorfoses com o lançamento de novas marcas que apostam na internet e nas redes sociais para ganhar notoriedade e ampliar suas vendas, por exemplo, conquistando renome com o apoio de influenciadores e estrelas de Hollywood. Embora com o tempo tenhamos compreendido que o sucesso na internet é muitas vezes fulgurante, mas efêmero, essas marcas acabam, de qualquer forma, desestabilizando o equilíbrio do mercado e exigindo ajustes em toda a indústria.
No mercado nacional, as principais redes de farmácias têm investido bastante na evolução do varejo, promovendo cursos, treinamentos e workshops para funcionários das lojas com o objetivo de ajudar os clientes a reformularem a maneira como veem os pontos de venda, graças a uma experiência concreta de compra construída entre consumidor e atendente dentro na loja.
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Separei quatro tendências de varejo que chegaram para ficar:
A Onda Verde
A tendência não se limita aos ingredientes, mas abrange também toda uma filosofia de responsabilidade ambiental, que envolve a embalagem e a experiência de compra, incluindo a loja, pois o consumidor se preocupa com a corresponsabilidade do lojista.
Compra personalizada
Existe uma enorme expectativa do consumidor, ao adentrar a loja, de ser ouvido e, logo após, usufruir indicações que realmente estejam atreladas ao seu biotipo e perfil. “A compra do produto acaba sendo uma simples formalidade. O que importa, acima de tudo, é a experiência que o cliente vai viver com a marca”.
Pesquisa online com decisão final na Loja
Como estamos falando de cosméticos, o fator sensorial, principalmente do toque na pele e da fragrância, ainda é um fator muito decisivo. Hoje já temos muitas marcas oferecendo o sistema de click & collect, ou seja, a ponte entre o site e o estabelecimento físico poderiam funcionar muito bem. Porém, embora as empresas tenham consciência da importância dessa relação, elas ainda enfrentam problemas para financiar a sincronização entre os sistemas digitais e as lojas físicas. O país mais avançado é, sem dúvida, a China. Nenhuma compra, ou quase, é feita sem smartphone.
Tecnologia de voz dentro da loja
Por fim, no longo prazo, a compra por tecnologia de voz é, sem dúvida alguma, uma das tendências mais promissoras. O comando de voz é uma maneira extremamente intuitiva e natural de fazer compras. Os alto-falantes inteligentes estão cada vez mais presentes, principalmente nos EUA. Mais uma vez, aqueles que conseguirem se sobressair nesse setor poderão redefinir o novo equilíbrio do trio “marca-loja-consumidor”.
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