Acesso a vacinas pode ter influenciado baixa nas vendas do kit Covid

Dados apurados pelo CFF mostram que, apesar da queda nas vendas dos medicamentos do "kit Covid" após a vacinação, o mercado continua aquecido na comparação com o período pré-pandemia.
Vacinação pode ter reduzido vendas do kit Covid
Foto: shutterstock

Entre janeiro e maio deste ano, os medicamentos aos quais são atribuídas propriedades de cura ou prevenção à Covid-19, ainda que sem evidências científicas, tiveram uma diminuição nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram apurados pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) a partir do banco de dados da IQVIA.

Chegada das vacinas

A maior redução foi nas vendas da vitamina C (63%). No primeiro trimestre de 2020, o medicamento chegou a um aumento de 180%. No caso da hidroxicloroquina e da ivermectina, as reduções foram de 34% e 31%, respectivamente. A oscilação nas vendas vem ocorrendo desde o início da pandemia, mas, desta vez, coincidem com a ampliação do acesso às vacinas.

“É possível que a chegada da vacina aos braços dos brasileiros tenha neutralizado, em parte, a histeria que desencadeou uma verdadeira epidemia de uso irracional de medicamentos no País”, avalia Wellington Barros, consultor do CFF.

Mesmo com variação, vendas estão em alta

Em muitos casos, a variação foi influenciada pela rigidez ou afrouxamento das normas sanitárias. A nitazoxanida e a ivermectina, por exemplo, por um período permaneceram sob controle especial, resultando na diminuição das buscas.

Porém, mesmo com a queda, as vendas dos produtos se mantêm alta – nos últimos 15 meses de pandemia, houve um aumento de 763% nas vendas de ivermectina; 167% nas de hidroxicloroquina; 119% nas de vitamina D; e 96% nas de azitromicina.

“O CFF ressalta que todos os medicamentos podem gerar efeitos adversos e que os riscos são ainda maiores para os medicamentos tarjados. Esses riscos não podem nunca ser negligenciados, especialmente considerando uma doença tão desafiadora como a Covid-19. A automedicação nesses casos é fortemente desaconselhada”, observa Barros.

Veja também: Conheça os 20 produtos de consumer health mais vendidos no canal farma durante pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia