Anvisa diz que Bharat Biotech não solicitou qualquer autorização da Covaxin no Brasil

Agência informou que, até o momento, a única solicitação recebida foi um pedido de certificação da fabricante do imunizante na Índia.
Covaxin
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na última quarta-feira (3) que o laboratório Bharat Biotech, não solicitou, até o momento, qualquer tipo de autorização de uso e de pesquisa no Brasil da sua vacina contra Covid-19, Covaxin.

Informações da Anvisa

Por meio de nota, a Agência esclareceu que o laboratório indiano realizou apenas um pedido de certificação da fabricante da Covaxin, localizada na Índia. Pesquisadores brasileiros estão realizando desde o dia 1º e até o dia 5 a verificação na fábrica.

“A inspeção é para a verificação das condições de Boas Práticas de Fabricação da vacina. Essas condições são um requisito para pedidos futuros, mas não é o único requisito”, esclarece a Anvisa no texto.

Eficácia da Covaxin

A Bharat Biotech divulgou, também na quarta-feira, dados preliminares do estudo de Fase 3 da Covaxin – a vacina é 80,6% eficaz na prevenção de casos sintomáticos da doença. O estudo foi realizado pelo órgão de pesquisa médica do governo da Índia e envolveu 25.800 voluntários, sendo 2.433 deles com mais de 60 anos e 4.500 portadores de comorbidades. No total, foram registrados 43 casos de Covid-19, sendo 36 em pessoas que receberam o placebo e 7 a vacina.

Em relação a efeitos adversos graves, o laboratório informou que ocorreram em níveis baixos e foram equilibrados entre os grupos vacina e placebo.

Acordo com Ministério da Saúde

Em 25 de fevereiro, o Ministério da Saúde informou ter assinado um acordo para a compra de 20 milhões de doses da Covaxin, baseadas em vírus inativados e administradas em duas doses. As primeiras oito milhões de doses devem chegar ao Brasil em março, e mais dois lotes de quatro milhões cada de 20 a 30 dias após a assinatura do contrato. Segundo a pasta, o investimento foi de R$ 1,6 bilhão.

Veja também: Vacinação é peça-chave na recuperação da economia brasileira. Veja situação atual

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia