Ícone do site Revista da Farmácia

Anvisa publica orientações para o atendimento em farmácias durante a pandemia

Anvisa publica novas informações sobre atendimento em farmácias

Foto: shutterstock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou esta semana a Nota Técnica nº 6/2021, que traz novas orientações para o atendimento em farmácias durante a pandemia da Covid-19.

No documento, o órgão regulador reitera a importância das farmácias como atividades essenciais e unidades de saúde e, por isso, devem prezar pelo cumprimento das medidas de segurança impostas para conter a disseminação do vírus.

Normas estabelecidas

Entre as normas a serem seguidas, estão algumas conhecidas desde o início da pandemia, como o distanciamento mínimo de um metro entre pessoas, a limitação do número de pessoas dentro dos estabelecimentos para evitar aglomeração nas áreas de atendimento e pagamento e usar sinalização para instruir onde colaboradores e clientes deverão permanecer.

A Agência também fala sobre a realização dos testes rápidos, autorizados para ocorrer nas farmácias desde que estas sigam as determinações da RDC 44/2009, da RDC 377/2020 e da recém-lançada Nota Técnica 7/2021.

Vacinação

Outra questão apresentada na Nota Técnica é a vacinação. A Anvisa esclarece que a comercialização e a aplicação de vacinas estão autorizadas em farmácias com licenciamento específico para a atividade, dentro dos termos da RDC 197/2017.

No texto, fica explicado que a campanha do governo de vacinação contra a Covid-19 poderá ser realizada em farmácias privadas desde que essa seja a determinação das autoridades locais e faça parte da estratégia do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Caso a ação seja realizada, será necessário seguir os requisitos mínimos para garantir a segurança e a qualidade na conservação, aplicação e o monitoramento das vacinas da campanha, bem como da população e dos profissionais de saúde envolvidos.

Leia a Nota Técnica nº 6/2021 na íntegra.

Veja também: CoronaVac tem eficácia geral de 50,38% nos testes feitos no Brasil

Sair da versão mobile