Anvisa publica orientações para o atendimento em farmácias durante a pandemia

Nota Técnica traz novas informações sobre medidas de segurança e a possibilidade de vacinação contra Covid-19 em farmácias caso estejam incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI).
Anvisa publica novas informações sobre atendimento em farmácias
Foto: shutterstock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou esta semana a Nota Técnica nº 6/2021, que traz novas orientações para o atendimento em farmácias durante a pandemia da Covid-19.

No documento, o órgão regulador reitera a importância das farmácias como atividades essenciais e unidades de saúde e, por isso, devem prezar pelo cumprimento das medidas de segurança impostas para conter a disseminação do vírus.

Normas estabelecidas

Entre as normas a serem seguidas, estão algumas conhecidas desde o início da pandemia, como o distanciamento mínimo de um metro entre pessoas, a limitação do número de pessoas dentro dos estabelecimentos para evitar aglomeração nas áreas de atendimento e pagamento e usar sinalização para instruir onde colaboradores e clientes deverão permanecer.

A Agência também fala sobre a realização dos testes rápidos, autorizados para ocorrer nas farmácias desde que estas sigam as determinações da RDC 44/2009, da RDC 377/2020 e da recém-lançada Nota Técnica 7/2021.

Vacinação

Outra questão apresentada na Nota Técnica é a vacinação. A Anvisa esclarece que a comercialização e a aplicação de vacinas estão autorizadas em farmácias com licenciamento específico para a atividade, dentro dos termos da RDC 197/2017.

No texto, fica explicado que a campanha do governo de vacinação contra a Covid-19 poderá ser realizada em farmácias privadas desde que essa seja a determinação das autoridades locais e faça parte da estratégia do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Caso a ação seja realizada, será necessário seguir os requisitos mínimos para garantir a segurança e a qualidade na conservação, aplicação e o monitoramento das vacinas da campanha, bem como da população e dos profissionais de saúde envolvidos.

Leia a Nota Técnica nº 6/2021 na íntegra.

Veja também: CoronaVac tem eficácia geral de 50,38% nos testes feitos no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia