AstraZeneca e Fiocruz revelam detalhes do suprimento de vacina contra Covid-19 no Brasil

Memorando de Entendimento para produção local, distribuição e comercialização da vacina foi assinado na última sexta-feira (31/07).
AstraZeneca e Fiocruz fecham acordo para produção e distribuição de vacina no Brasil
Foto: freepik
Publicidade

A biofarmacêutica AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinaram, na última sexta-feira (31/7), o Memorando de Entendimento para produção local, distribuição e comercialização da AZD1222, a vacina contra a Covid-19 produzida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Acordo

O acordo prevê a compra de pouco mais de 100 milhões de doses da vacina pelo Governo Federal Brasileiro, além de uma licença à Fiocruz para fabricação do produto no País. Na primeira fase, a instituição receberá o insumo farmacêutico ativo e será capacitada para finalizar a produção.

O presidente interino da AstraZeneca no Brasil, Daniel Tripa, explica que, como biofarmacêutica global, a empresa tem a responsabilidade de apoiar governos e instituições de todo o mundo no combate ao novo coronavírus, garantindo uma distribuição justa da AZD1222: “Nesse sentido, as doses serão comercializadas sem lucros durante a pandemia, a fim de ajudar a combater uma das maiores crises de saúde pública da atualidade”.

Vacina AZD1222

A vacina foi cocriada pela Universidade de Oxford e sua empresa de spin-out, Vaccitech. Utiliza um vetor viral de chimpanzé deficiente em replicação, que tem como base uma versão enfraquecida do vírus do resfriado comum (adenovírus), que causa infecções no chimpanzé e contém o material genético da proteína de pico do vírus SARS-CoV-2.

Após a vacinação, a proteína de pico de superfície inicia uma resposta do sistema imunológico, produzindo anticorpos capazes de atacar a Covid-19, caso ela venha a infectar o corpo.

Veja também: Rússia poderá ter vacina contra Covid-19 aprovada em duas semanas

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo