CFF lança manual sobre segurança da água e antissepsia contra o SARS-CoV-2

O CFF lançou um manual para profissionais da saúde com orientações sobre segurança da água e antissepsia e desinfecção massiva contra o SARS-CoV-2.
CFF alerta para segurança da água e antissepsia contra SARS-CoV-2
Foto: freepik
Publicidade

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou, nesta segunda-feira (25/05), um novo material orientativo a farmacêuticos e profissionais da saúde. Intitulado “A segurança da água, do esgotamento sanitário e o protocolo de antissepsia e desinfecção massiva contra o SARS-CoV-2”, o manual aborda novos protocolos de higienização que podem ajudar a minimizar o risco de transmissão do coronavírus.

Segurança da água

O material traz informações de um recente estudo que descobriu que o coronavírus pode ficar ativo por dois dias em água de torneira desclorada e em águas residuais hospitalares a 20ºC. Ainda que esta informação precise ser confirmada, o CFF recomenda que medidas sejam tomadas para amenizar qualquer tipo de risco de infecção.

No texto, fica explicado que os métodos convencionais de tratamento de água que usam filtração e desinfecção já devem ser o suficiente para desativar o SARS-CoV-2, pois outros coronavírus humanos são sensíveis a esses procedimentos.

Antissepsia e desinfecção massiva

O manual também apresenta o Protocolo de Antissepsia e Desinfecção Massiva (PADM), que propõe medidas profiláticas ao contágio e implementação de barreira químicas que sejam efetivas, por meio do uso de antissépticos e desinfetantes.

O protocolo é destinado a todas as pessoas vinculadas aos serviços essenciais, como farmacêuticos e outros profissionais que atuam em farmácias, impossibilitados de estar em isolamento social em suas casas.

Os procedimentos devem ser realizados sempre antes e após o contato com clientes na loja, mas também ao tocar em superfícies e itens de uso compartilhados nas residências e transportes públicos.

No material, são apresentados diversos tipos de soluções e técnicas de preparo para a correta higienização da derme, mucosas, ambiente e superfícies.

Leia o manual na íntegra.

Picture of Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo