CFF se posiciona sobre comercialização e realização de testes de Covid-19 em farmácias

O CFF afirma que a decisão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sobre a possível ampliação da testagem da Covid-19 é positiva, já que as farmácias poderiam comercializá-los. Mas defende ainda a autorização para a prestação do serviço nos estabelecimentos.
CFF se posiciona sobre fala do ministro da Saúde
Foto: freepik
Publicidade

Em coletiva nesta terça-feira (14/04), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, declarou que o Ministério da Saúde pretende ampliar de forma significativa a testagem da população a Covid-19, inclusive com a venda dos testes rápidos em farmácias.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) comemorou a decisão, pois já vem já um tempo reivindicando um posicionamento sobre o tema ao Ministério da Saúde e a Anvisa. Em nota, o órgão afirma que “As farmácias e os farmacêuticos querem e devem ser envolvidos, mas esse envolvimento não pode se resumir à comercialização de testes rápidos diretamente ao paciente”.

O CFF defende ainda a autorização para a prestação do serviço de detecção da Covid-19 nas farmácias, com aplicação dos testes rápidos, interpretação do resultado e emissão do laudo correspondente pelo farmacêutico. Atualmente, apenas a dosagem de glicemia capilar está prevista em lei para ser realizada nas farmácias, ainda que algumas unidades federativas tenham aprovado legislação própria.

Veja também: Farmácias podem aplicar testes de coronavírus?

 
Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe
Publicidade

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Veja também

Popularização da semaglutida exige maior precisão na gestão das farmácias

Expansão dos tratamentos contínuos reforça a necessidade de prever a demanda, evitar rupturas de estoque e acompanhar a jornada dos pacientes, analisa TOTVS.

Santa Branca celebra 40 anos impulsionada por recorde de R$ 255 bilhões no setor farmacêutico nacional

Com mais de 40 anos de história, rede cearense aproveita força do associativismo para crescer acima da média do mercado

Assaí lança operação própria de farmácias com 25 unidades previstas para 2026

Com a marca Assaí Farma, companhia inaugura a primeira unidade na loja Anhanguera, em São Paulo.

Marcas próprias avançam no varejo farmacêutico e ampliam demanda por parceiros industriais especializados

Com mais de 40% das famílias consumindo marcas próprias, redes farmacêuticas ampliam investimentos em linhas exclusivas e fortalecem parcerias com a indústria.

Entenda as fases que um medicamento percorre antes de chegar às farmácias

Da bancada do laboratório até a prescrição médica, um novo medicamento pode levar mais de uma década para chegar à população. Esse percurso envolve anos de pesquisa, testes rigorosos e

DPSP apresenta Relatório de Sustentabilidade com marco histórico em logística reversa

Documento destaca resultados no descarte correto de medicamentos e avanços na redução das emissões de gases de efeito estufa.
Não existem mais matérias para exibir.
Publicidade
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.