EnglishPortugueseSpanish

Consumo no Brasil sofreu retração na primeira semana de quarentena

O levantamento, feito pela Kantar, mostra que houve uma mudança negativa nos hábitos de consumo do brasileiro durante o começo do isolamento social.
Queda do consumo na primeira semana de quarentena
Foto: freepik

A Kantar, líder em dados, insights e consultoria, apresentou um estudo que mostra uma mudança nos hábitos de consumo do brasileiro durante o isolamento social, gerando inclusive retração durante o mês de março.

Retração nas semanas de março

Ao comparar a semana do dia 9, ainda pré-quarentena, com a do dia 23, houve redução de 8% no gasto total dos consumidores, 5% na frequência de viagens aos pontos de venda e 9% no tamanho da cesta (quantidade de itens). O cenário foi parecido com o da China, que só começou a se recuperar seis semanas após o início da quarentena.

Categoria que cresceram

Na semana de 16 de março, o abastecimento dos lares foi principalmente com categorias básicas e não perecíveis. Gastos com papel higiênico, por exemplo, cresceram 47% em relação à semana anterior. Sabonete (41%), detergente e água sanitária (40%) e alvejante (38%) também se destacaram. Já entre os alimentos, leite, açúcar, derivados de tomate, iogurte e massa foram os mais procurados.

Já na semana de 23 de março, as categorias que mais cresceram foram linguiças e embutidos (+ 15%), água sanitária e alvejantes (+ 8%), água mineral (+ 8%), frangos (+ 7%), leite (+ 6%), acessórios de limpeza (+ 6%), alimentos para pets (+ 5%), iogurte (+ 2%) e pão industrializado (+2%). Os produtos de higiene foram os mais impactados: gastos com absorventes e desodorantes caíram 34%, creme dental 30% e produtos pós xampu 28%.

O diretor de Client Service & New Business da Kantar, David Fiss, fala sobre os números: “Na pós-estocagem foram priorizados os produtos para limpeza da casa e os não perecíveis. Já entre os formatos, o varejo tradicional permaneceu importante, enquanto farmácias e hipermercados perderam espaço entre os consumidores brasileiros”.

Veja também: Close-up International faz projeções do canal farma para o mês de abril

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu