Consumo no Brasil sofreu retração na primeira semana de quarentena

O levantamento, feito pela Kantar, mostra que houve uma mudança negativa nos hábitos de consumo do brasileiro durante o começo do isolamento social.
Queda do consumo na primeira semana de quarentena
Foto: freepik

A Kantar, líder em dados, insights e consultoria, apresentou um estudo que mostra uma mudança nos hábitos de consumo do brasileiro durante o isolamento social, gerando inclusive retração durante o mês de março.

Retração nas semanas de março

Ao comparar a semana do dia 9, ainda pré-quarentena, com a do dia 23, houve redução de 8% no gasto total dos consumidores, 5% na frequência de viagens aos pontos de venda e 9% no tamanho da cesta (quantidade de itens). O cenário foi parecido com o da China, que só começou a se recuperar seis semanas após o início da quarentena.

Categoria que cresceram

Na semana de 16 de março, o abastecimento dos lares foi principalmente com categorias básicas e não perecíveis. Gastos com papel higiênico, por exemplo, cresceram 47% em relação à semana anterior. Sabonete (41%), detergente e água sanitária (40%) e alvejante (38%) também se destacaram. Já entre os alimentos, leite, açúcar, derivados de tomate, iogurte e massa foram os mais procurados.

Já na semana de 23 de março, as categorias que mais cresceram foram linguiças e embutidos (+ 15%), água sanitária e alvejantes (+ 8%), água mineral (+ 8%), frangos (+ 7%), leite (+ 6%), acessórios de limpeza (+ 6%), alimentos para pets (+ 5%), iogurte (+ 2%) e pão industrializado (+2%). Os produtos de higiene foram os mais impactados: gastos com absorventes e desodorantes caíram 34%, creme dental 30% e produtos pós xampu 28%.

O diretor de Client Service & New Business da Kantar, David Fiss, fala sobre os números: “Na pós-estocagem foram priorizados os produtos para limpeza da casa e os não perecíveis. Já entre os formatos, o varejo tradicional permaneceu importante, enquanto farmácias e hipermercados perderam espaço entre os consumidores brasileiros”.

Veja também: Close-up International faz projeções do canal farma para o mês de abril

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia