A Dasa, líder em medicina diagnóstica no Brasil, e a Mafra, líder na distribuição de insumos, se uniram para doar R$ 15 milhões para o enfrentamento da Covid-19. A MRV, a Localiza e o Banco Inter também fizeram uma doação de mais R$ 15 milhões para o desenvolvimento de um estudo clínico para validar a vacina UB-612 da COVAXX, subsidiária da United Biomedical.
A empresa de medicina diagnóstica também usará sua expertise em pesquisa clínica para acelerar o processo de validação da vacina. Atualmente, já é responsável pelo delineamento do estudo clínico de fases II e III em conjunto com a COVAXX e pela submissão do projeto à Anvisa.
“O estudo de fase II/III será realizado com no mínimo três mil brasileiros para avaliar se a vacina provoca resposta imune, e para definir as doses de segurança necessárias e a eficácia da vacina UB-612”, revela Gustavo Campana, diretor médico da Dasa.
A imunização é 100% sintética, ou seja, não faz uso de vírus na sua fabricação, o que gera baixo risco biológico e não requer tempo para cultivo de vírus, garantindo alta escalabilidade.
A COVAXX estima a produção de 100 milhões de doses no primeiro quadrimestre de 2021 e 500 milhões até o fim deste ano. “Garantimos dez milhões de doses para Dasa e Mafra para distribuição ao mercado privado brasileiro após aprovação dos órgãos reguladores. Destinaremos ainda outras 50 milhões de doses para o mercado público do País”, explica a médica Mei Mei Hu, co-founder e co-CEO da COVAXX.
A médica explica que os resultados dos ensaios pré-clínicos com animais demonstraram alto grau de imunogenicidade e neutralização contra vírus vivos. O estudo de fase I está em andamento em Taiwan.
Veja também: Vacina contra coronavírus da Farmacore receberá novos investimentos