Eficácia de Sputnik V é publicada. Anvisa dá parecer

Dados preliminares foram publicados na revista científica The Lancet, uma das mais conceituadas do mundo.
Eficácia da Sputnik V é publicada
Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo

Resultados preliminares publicados nesta terça-feira (2) na revista científica The Lancet mostram que a vacina Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya, teve eficácia de 91,6% contra a Covid-19. Contra casos moderados e graves, a porcentagem sobe para 100%.

Detalhes dos resultados

De acordo com a publicação, o imunizante também funcionou em idosos: uma subanálise de duas mil pessoas com mais de 60 anos apontou eficácia de 91,8%. Assim como as outras vacinas, a Sputnik V é aplicada em duas doses em um intervalo de 21 dias.

Ao todo, foram 19.866 participantes. Desses, 14.964 tomaram a vacina e 4.902 o placebo. Entre os vacinados, apenas 16 casos desenvolveram a doença, enquanto que entre os não vacinados foram 62. Depois de 21 dias da primeira dose, não houve casos moderados ou graves no grupo da vacina e 20 no do placebo.

Nenhum efeito colateral sério foi associado à vacinação, e a maioria dos eventos adversos foram leves, incluindo sintomas semelhantes aos da gripe, dor no local da injeção e fraqueza ou baixa energia.

Mais estudos ainda são necessários para determinar a eficácia da vacina em impedir a transmissão da doença e a duração da proteção.

Análise da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota no mesmo dia afirmando que a informação sobre eficácia da Sputnik V é uma boa notícia, mas que é preciso ter acesso aos dados completos gerados pelos estudos clínicos.

Um dos pontos levantados pelo órgão é que durante os testes a vacina foi armazenada em forma líquida a -18ºC, mas a União Química, farmacêutica que quer comercializar o imunizante no Brasil, deseja utilizar outras condições de temperatura e conservação.

Veja também: Vacina da Johnson teve eficácia de 66% contra casos moderados e graves de Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.